O ZAZ Zaporozhets 968 ganho numa lotaria foi o primeiro automóvel do líder russo, quando este tinha apenas 20 anos.

Em atos oficiais, o presidente da Rússia Vladimir Putin apresenta-se normalmente a bordo do seu imponentíssimo Aurus Senat, uma versão especial da “superlimusina” de fabrico 100% russo, com proteção à prova de bala, capaz até de resistir a ataques de artilharia pesada, e que é movida por um motor V12 que debita 850 CV de potência, que terá sido desenvolvido com a ajuda da Porsche.

Mas, aos 20 anos, quando era ainda um estudante de direito na Universidade de São Petesburgo, o atual líder russo recebeu o seu primeiro automóvel, um modesto ZAZ, com motor de 40 CV, ganho pela sua mãe numa lotaria. Trata-se de um Zaporozhets 968 de 1972, que Putin conserva até hoje numa das suas garagens.

O modelo produzido na Ucrânia terá sido durante muitos anos a viatura de eleição do russo, já mesmo depois deste integrar os quadros da KGB, a agência de serviços secretos da antiga União Soviética. Consta que foi exatamente a um oficial dessa organização que Putin decidiu vender pela primeira vez o seu Zaporozhets, mas não demorou a voltar atrás.

Alguns anos mais tarde, o atual líder russo voltou a recomprar o icónico veículo, que mantém até hoje na sua coleção privada, juntamente com outras velhas glórias da indústria soviéticas, como é o famoso Volga ou o mítico Lada Niva

A ZAZ é uma marca fundada em 1923 em território ucraniano, na pequena cidade de Zaporizhzhya, nas margens do rio Dnieper, no noroeste do país. O ZAZ Zaporozhets 968 de Vladimir Putin, é o modelo de segunda geração, lançada em 1966, já com o motor de 1,2 litros a debitar modestos 40 CV de potência, e que se manteve em comercialização até ao ano de 1994. A empresa, antes invasão russa, seguia em atividade como AvtoZAZ.