Chama-se Airspeeder MK3 e é o protótipo que vai servir de base à criação de uma nova categoria da competição, com Fórmulas voadores. Na temporada de estreia, com arranque previsto para a segunda metade do ano, sem condutor, comandados remotamente; em 2022, já com o piloto a bordo!
O eVTOL da Alauda Aeronautics combina as características de um monolugar clássico de Fórmula 1 com as de um drone, sem asas e com rotores no lugar das quatro rodas, que permitem levantar voo e aterrar verticalmente e acelerar a mais de 100 km/h.
A configuração atual de oito rotores dispostos em X traz vantagens em matéria de manobrabilidade e estabilidade. “Em corrida os pilotos vão poder curvar como num verdadeiro Fórmula 1”, assegura o fabricante.
O sistema propulsão é exclusivamente elétrico e debita 96 kW/128 cv, alimentado por um ou mais packs de baterias especiais, montados num chassis de alumínio e carroçaria de fibra, com um peso total de 100 kg.
Na geração seguinte (Mk4), os valores de potência e prestações aumentarão exponencialmente e toda a estrutura será produzida em fibra de carbono.
