Com 74 anos de história, a Lotus passou para as mãos da chinesa Geely que a ressuscitou como fabricante de veículos elétricos.
O primeiro resultado desta nova etapa para a Lotus começou na nova fábrica em Wuhan, China, de onde começaram a sair as primeiras unidades de produção do Lotus Eletre, SUV 100% elétrico.
As linhas de produção, a adaptação da fábrica e a construção de uma pista de testes de 3 km envolveram um investimento de 1.200 milhões de euros.
O circuito de ensaios é bastante versátil, permitindo o desenvolvimento de sistemas de condução autónoma.
O LOTUS ELETRE TEM MAIS DE 900 CV E 600 KM DE AUTONOMIA.
O Eletre, primeiro modelo elétrico da marca, será também o primeiro a ser desenvolvido na plataforma Electric Premium Architecture (EPA), cujo desenvolvimento tem sido liderado pela Lotus e que tem por base uma arquitetura de 800 V capaz de garantir potências de carregamento de 350 kW.
Este SUV tem 5,10 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3019 mm, o que o coloca acima do Porsche Cayenne, mas também de outros rivais como o Audi Q7 ou o Maserati Grecale.
É alimentado por dois motores síncronos de ímanes permanentes com uma potência máxima combinada de 675 kW (920 cv). A aceleração 0-100 km/h é em 2,95 segundos.
A bateria de mais de 100 kWh proporciona uma autonomia de mais de 600 km (WLTP).