Terminado o processo de conversão da fábrica de Hambach, que em tempos produziu modelos da smart, a INEOS deu já início à construção dos protótipos de produção do seu jipe Grenadier, assinalando a etapa final da transição da empresa da fase de ‘projeto’ para a de fabricante de automóveis.
Desde a aquisição de Hambach em janeiro de 2021, a INEOS investiu mais de 50 milhões de euros numa novíssima linha de produção em acréscimo aos 470 milhões de euros já investidos em 2019 pela Mercedes-Benz, então detentora da fábrica para a smart. A linha de produção agora dedicada ao Grenadier inclui uma secção de produção de carroçarias totalmente automatizada, uma secção de pintura semiautomatizada e uma instalação geral de montagem atualizada. Hambach também beneficia de um novo centro de montagem de alta tecnologia.
Tendo demorado apenas 12 meses a reconfigurar a nova linha para o Grenadier, a INEOS está perto do fim de uma primeira fase experimental de produção, denominada PTO1. Construir 130 unidades do Grenadier é crucial para a definição do processo de montagem e também disponibiliza à equipa técnica, veículos representativos da produção para as fases finais dos ensaios e certificação.
A fase PTO2 inicia-se em março para validar o processo de montagem e a qualidade de construção, antes do lançamento da produção dos veículos de série, da validação da cadeia de abastecimento, da logística e da cadência de produção.
Em simultâneo, continuam a bom ritmo as preparações de todas as operações comerciais do negócio, para garantirem que a INEOS está pronta para os seus clientes. Mais de 100 parceiros comerciais e de assistência em todo o mundo foram nomeados e foram assinados contratos com parceiros para distribuição de peças e financiamento.

“Cerca de 15.000 clientes em todo o mundo reservaram já os seus Grenadier,” referiu Dirk Heilmann, CEO da INEOS Automotive. “Queremos entregar um veículo que esteja pronto e não faremos concessões. Com as vantagens de uma equipa altamente qualificada e experiente em Hambach, bem como os conhecimentos especializados em segurança e qualidade que empregámos, cumpriremos o plano do arranque da produção em série em julho.”
O preçário e as características técnicas finais serão anunciados em abril de 2022, a tempo dos clientes na Europa, África, Ásia-Pacífico e no Médio Oriente poderem finalizar as respetivas encomendas, diretamente online com a INEOS ou através dos concessionários locais. A América do Norte seguir-se-á no final do corrente ano.







































