O EVOLV é ainda um conceito, mas deverá chegar às ruas das cidades em 2028. O seu preço deverá ser inferior aos 30.000 euros.
A Prodrive Advanced Technology aliou-se à Astheimer Design para desenvolver o EVOLV, concebido como um veículo compacto de entrega para ambientes urbanos com emissões zero.
As empresas afirmam que o EVOLV responde às carências que os veículos concorrentes atuais evidenciam, uma vez que – de acordo com a Prodrive – “ficam aquém em termos de fiabilidade, segurança, conforto do condutor e volume de carga útil, ou são simplesmente demasiado grandes e dispendiosos para a tarefa”.
O EVOLV pode acomodar duas europaletes e tem uma carga útil até 500 kg, tendo sido construído para cumprir as normas de segurança passiva dos pequenos furgões.A Prodrive Advanced Technology aliou-se à Astheimer Design desenvolveram o EVOLV em apenas 12 meses, tendo construído um quadriciclo que tem 3240 mm de comprimento, 1450 mm de largura, 2150 mm de altura e pesa 850 kg com as baterias.
Os engenheiros deram prioridade ao espaço de carga, permitindo duas áreas de carga configuráveis que proporcionam 4 m³ de espaço de carga, cerca do dobro da maioria das alternativas L7e.
No quadriciclo elétrico, o espaço de carga principal é acedido através de portas deslizantes em ambos os lados do veículo. Este espaço pode acomodar uma europalete com até 300 kg de carga empilhada até 1,6 m. Na traseira, as portas tipo celeiro abrem para um segundo espaço capaz de acomodar uma palete de 1,2 m de altura com uma carga até 200 kg. Está também disponível um porta-paletes estivável opcional para facilitar a carga e a descarga.
O EVOLV está equipado com uma bateria de 20 kWh que deverá proporcionar cerca de 160 km de autonomia e carregar de 20 a 80% em cerca de duas horas através de um conetor de tipo 2. Concebido para entregas em ambiente urbano, a velocidade máxima será de cerca de 80 km/h.
“Com o EVOLV, uma pegada compacta pode andar de mãos dadas com uma grande capacidade e eficiência. O EVOLV oferece o melhor dos dois mundos, injetando versatilidade sem compromisso numa frota logística,” remata.
As duas empresas criaram uma empresa para introduzir o quadriciclo no mercado. A ELM Mobility tem como objetivo colocar o EVOLV em produção para um lançamento em 2028, com preços a partir de cerca de 30.000 euros (£25.000).