Em 1961 é lançada a terceira geração do Thunderbird, com linhas desenhadas por Bill Boyer. Esteve à venda apenas até 1963, mas com resultados muito favoráveis: nesses três anos de produção foram vendidas mais de 214 mil unidades.
A nível mecânico estava equipado apenas com o motor V8 FE com três cilindradas (6,4, 6,7 e 7,0L), todos acoplados a uma caixa automática Cruise-O-Matic MX de três velocidades.
Presente neste artigo está o único Ford Thunderbird Italien produzido para o evento Custom Car Caravan organizado pela Ford em 1963, ano em que a marca também tentou adquirir a Ferrari. Nasceu como um Thunderbird Convertible tradicional, saindo da linha de produção directamente para a Dearborn Steel Tubing, para ser optimizado segundo os desenhos elaborados pela Ford Styling.
De entre as alterações efectuadas, podemos destacar o tejadilho fastback produzido em fibra de vidro, que dá um look mais desportivo, grelha inspirada nos Ferrari, assim como todos os cromados aplicados, sem esquecer a cor Candy Apple Red. O interior foi completamente redesenhado, não partilhando praticamente nada com o os Thunderbird de produção.
Posteriormente, foi utilizado em contexto expositivo em diversos concessionários da Ford espalhados pelos EUA. Como seria de esperar, este automóvel nunca foi construído com o intuito de ser produzido em série, mas sim com o propósito de demonstrar o que a Ford era capaz no campo da personalização automóvel. Por esse facto, apenas um exemplar foi construído e, felizmente, sobreviveu até aos nossos dias, sendo salvo de ir para a sucata como acontecia com muitos protótipos na época.Logo após ser utilizado pela Ford, este Thunderbird Italien foi adquirido pelo actor Dale Robertson, passando, posteriormente, por diversos proprietários e colecções. Em 2005 foi adquirido por Tom Maruska, que o submeteu a um merecido restauro, terminado em 2008.
Foi levado a leilão, através de um evento organizado pela RM Sotheby’s em Miami, nos passados dias 1 e 2 de Março, sendo vendido por 456 mil dólares, cerca de 418 mil euros.