Protótipo do Dia: Opel Kadett Cabrio Spitzname “Strolch”

23/02/2024

O primeiro automóvel da Opel com a designação Kadett surgiu em Dezembro de 1936, como lugar de entrada na marca alemã. Foi concebido para ser um modelo de elevada produção, e dessa forma a Opel optou por desenvolver o Kadett com um chassis monocoque. O Kadett foi produzido ainda durante os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial, até Maio de 1940.

O motor de quatro cilindros, válvulas laterais, cabeça plana e de 1,1L de cilindrada envia a potência de 23cv às 3.400rpm para as rodas traseiras através de uma caixa manual de três velocidades.

Inicialmente, o Kadett estava disponível nas carroçarias Limousine e Cabrio-Limousine, este último com tecto de lona. Em Dezembro de 1937 o modelo recebeu um ligeiro facelift, com o redesenho da grelha frontal, passando a existir duas versões, o Kadett KJ38 e o K38, este último também conhecido por Spezial, sendo um modelo mais luxuoso.

Em 1938, a Opel iniciou o desenvolvimento do Kadett Cabrio Spitzname “Strolch” com base no Kadett KJ-38, com a construção de seis protótipos. No entanto, apesar do automóvel estar pronto para a produção, incluindo as brochuras de vendas já impressas, o modelo acabou por não seguir para a produção devido ao despoletar da Segunda Guerra Mundial.

Este modelo diferenciava-se do Kadett Cabrio-Limousine pois era de apenas dois lugares. A nível mecânico não havia alterações, quando comparado com o Kadett tradicional, sendo que segundo a brochura da época, o Kadett Strolch pesava 755kg e podia atingir velocidades de 98km/h.

Infelizmente, durante a Segunda Guerra Mundial todos os seis protótipos foram destruídos. Após a descoberta das fotos da época em 2008, o departamento de clássicos da Opel teve a ideia de replicar o automóvel. No entanto, como não foram encontrados os desenhos técnicos do modelo, a Opel teve que se basear nas fotografias e nas brochuras da época.

Foi então adquirido um Kadett de 1938 que estava em muito mau estado, pois tinha sido utilizado como dador de peças. A parte mais difícil de replicar foi a traseira, pois era curvada e construída numa única peça. Para determinar a cor original, as fotografias originais foram submetidas a um processo de analise de cinzas e foi concluído que seria vermelha.

A construção desta réplica terminou em 2009 e até hoje permanece nas instalações da Opel Classic em Rüsselsheim.

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Prototyp eines zweisitzigen Opel-Kadett-Cabrio Spitzname "Strolch" 1938
Prototyp eines zweisitzigen Opel-Kadett-Cabrio Spitzname “Strolch” 1938
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