Estudo promovido por cinco associações europeias de defesa do consumidor, incluindo em Portugal, reuniu as opiniões de mais de 52 mil consumidores sobre o histórico de fiabilidade de 326 modelos de automóveis de 37 marcas diferentes, em 523 versões com motorizações distintas.
Com base nas respostas a um questionário online, os consumidores fizeram a sua avaliação do respetivo modelo, acrescentando informações como o ano do veículo, os quilómetros percorridos e todos os problemas, decorrentes da utilização do seu automóvel. A pontuação final foi calculada pelos especialistas com base nesses critérios, sem considerar as intervenções necessárias para a manutenção regular do veículo, nem arranjos devidos a algum acidente.
Marca mais confiável é repetente
Dos três primeiros classificados neste estudo, a Lexus repete a posição de marca mais confiável. Os asiáticos dominam o ranking de fiabilidade, já que além dos três japoneses que ocupam o pódio (Subaru e Toyota, em 2.º e 3.º, respetivamente) há também dois construtores sul-coreanos (Hyundai e Kia). O primeiro fabricante europeu neste estudo é a espanhola Seat.
A marca com a pior pontuação em termos de confiabilidade relatada por mais de 52 mil condutores europeus foi a norte-americana Tesla.As marcas de carros com menos avarias
Os dados recolhidos pelas associações de defesa de consumidores em cinco países europeus, Portugal incluído, também permitiram identificar os modelos que apresentam menor número de falhas.
Por tipo de combustível que utilizam, o modelo com motor Diesel mais confiável é o Volkswagen T-Roc 1.6 TDI de 2017. E o SUV alemão também é o mais confiável “à geral”!
Nas mecânicas a gasolina, o consórcio alemão também triunfa, com o Audi Q3 1.5 de 2018 entre os automóveis analisados com menos avarias, seguido do Kia Rio 1.4 (2017) e do Hyundai i20 1.0 (2014-2020).
O ‘top3’ das avarias mais frequentes
As avarias mais comuns, apontadas em 17% dos veículos abrangidos, verificaram-se no equipamento elétrico (excluindo o motor), que inclui as luzes, o fecho centralizado das portas e o sistema limpa-vidros, entre outros. As marcas Alfa Romeo, Chevrolet, Citroen, Fiat, Renault e Seat foram as que revelaram uma maior incidência de falhas nesta área. O sistema de travagem foi o segundo com mais problemas, reportado em 13% das viaturas. Por se tratar de uma falha que pode ameaçar a vida dos ocupantes, tem mais peso na nossa análise. As marcas que revelaram mais problemas nos travões foram Alfa Romeo, Chevrolet, Citroën e Fiat
Também importantes para determinar a fiabilidade de um veículo são os problemas com a eletrónica, responsáveis por 8% das avarias declaradas por utilizadores, mais frequentes em modelos da Alfa Romeo, Chevrolet, Fiat, Renault, Opel e Lancia.
Motor: os componentes mecânicos são causas para 8% das falhas em automóveis, mas aqui a novidade é a presença da Audi na lista das marcas em que este tipo de avarias são mais frequentes. Ao lado de Alfa Romeo, Chevrolet, Citroën e Fiat.
Lexus: 95%
Subaru: 93%
Toyota: 91%
Mitsubishi: 89%
Suzuki: 89%
Hyundai: 87%
Honda: 87%
Mazda: 85%
Seat: 85%
Dacia: 85%
Skoda: 84%
Nissan: 82%
DS Automobiles: 82%
Volkswagen: 82%
Smart: 82%
Peugeot: 82%
Mercedes-Benz: 82%
BMW: 82%
Mini: 82%
Ford: 80%
Citroën: 80%
Audi: 80%
Volvo: 80%
Renault: 80%
SsangYong: 80%
Porsche: 76%
Opel: 76%
Fiat: 76%
Jeep: 72%
Lancia: 68%
Chevrolet: 68%
Jaguar: 68%
Land Rover: 64%
Alfa Romeo: 64%
Tesla: 60%