Quanto demoraria numa volta ao Nürburgring o primeiro carro da história?

02/01/2022

Com motor de 954 cc e só 0,7 CV de potência, o primeiro carro não primava, obviamente, pelas performances. Saiba quanto demoraria numa volta Nürburgring.

O Benz Patent-Motorwagen de 1886 foi o precursor do automóvel moderno, criado por Karl Benz, cuja empresa haveria de se fundir com a Daimler para formar a companhia que conhecemos hoje como Mercedes-Benz.

Com três rodas e pensado como alternativa mais prática e versátil ao transporte de tração animal, o modelo contava com um pequeno motor de combustão interna, bloco monocilindro de 954 cc oferecia só 0,7 CV de potência, que não primava, obviamente, pelas performances.

Ainda assim, há quem queira saber do que é capaz no circuito de referência Nürburgring. Jimmy Broadbent, piloto de corridas e de simuladores, no seu canal de YouTube, publicou o vídeo com uma volta (virtual) do Patent-Motorwagen no traçado alemão. Um teste só possível graças ao simulador de competição automóvel, Assetto Corsa, e à sua comunidade de modding, que ao fim de dez meses de trabalho conseguiram recriar o carro para acelerar no ‘Inferno Verde’.

No Nürburgring a 13 km/h…

Na pista onde o Mercedes-AMG GT Black Series fixou o tempo por volta de 6 minutos 43 segundos, o Benz Patent Motorwagen alcança uma velocidade máxima de 13 km/h… O que, há 135 anos, até poderia corresponder perfeitamente às sensações de acelerar hoje o GT Black Series… O problema é que, a esse ritmo, os 21 quilómetros do Nürburgring são uma distância enorme, mesmo com ‘truque’: Jimmy Broadbent explica que a opção de circular com o carro desengatado nas descidas ajuda a ganhar velocidade, podendo atingir virtualmente os 70 km/h.

Mesmo assim, o Benz de 1886 precisou de mais de 80 minutos para cumprir uma volta ao Nürburgring.