Desde o dia 1 de setembro, de forma faseada, a rede SINCRO está a duplicar a sua capacidade, de 61 para 123 locais de controlo de velocidade, com mais 62 locais. Dos novos locais de controlo de velocidade, 23 são de velocidade média e estão colocados em locais em que a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas de pontos, pelo que a recomendação é a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea; 70% estão instalados fora de autoestradas, estando na sua maioria em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares que concentram 47% das vítimas mortais.
A juntar a estes dispositivos, há radares móveis que complementam a ação de fiscalização por parte das autoridades de trânsito.
O que os especialistas defendem agora é o reforço destes meios, através de sistemas de última geração, conectados e inteligentes, capazes de interpretar em tempo real diferentes tipos de infração, da velocidade ao uso do telemóvel, do cinto de segurança ao excesso de lotação.
Como estão ligados aos sistemas das direções de trânsito, para o cruzamento de dados, o radar com IA identifica automaticamente a presença de um veículo sem seguro ou inspeção.
Pode ver também dentro do carroSensores de radar de imagem de ultra-alta resolução, geralmente conhecidos como radares 4D, fornecem imagens detalhadas do ambiente com um amplo campo de visão e informações de altitude, distância e velocidade. A quarta dimensão de medição adicional captura uma imagem completa do objeto com uma resolução aumentada, oferecendo reconhecimento de objetos em tempo real que funciona em todas as condições.
Estes dispositivos já usam múltiplas câmaras para vigiar até seis faixas de rodagem, em cenários de muita luz ou a noite e usando energia solar para se manterem a operar 24 horas por dia.
O sistema já está a ser testado em países como o Reino Unido, com resultados muito interessantes. Três dias após a instalação, o radar gerou 300 multas, com margem de erro de apenas 3%.