Rail Bike: O acessório de bicicleta para pedalar nos carris abandonados

27/08/2022

Este acessório permite adaptar uma bicicleta tradicional aos carris do comboio e pedalar na natureza por quilómetros de vias férreas abandonadas.

Centenas de quilómetros de linhas de comboio desativadas em Portugal, a maioria no Alto Douro, Trás-os-Montes e no Alentejo, estão a ser transformadas em eco-pistas para ciclistas. Este acessório permite adaptar uma bicicleta tradicional aos carris do comboio e pedalar na natureza por todas essas vias abandonadas.

A vantagem deste sistema, composto basicamente por duas peças, uma roda adicional dianteira e um braço telescópico que atua como um estabilizador lateral, está exatamente na sua versatilidade, já que os veículos normalmente usados para circular nas eco-pistas estão limitados a essa função e não são sequer compatíveis com qualquer outro tipo de piso.

Ao contrário, o Rail Bike arruma-se facilmente na estrutura adaptada a qualquer bicicleta convencional de forma a não atrapalhar quando não é necessário, nos trajetos por estrada ou por caminhos de terra.

O projeto divulgado no canal do Youtube “Cam Enginnering” encontra-se ainda na fase de protótipo, sem previsão para o arranque da produção.