A incrível coleção de automóveis de Hassanal Bolkiah, Sultão do Brunei, tem sido alvo de várias reportagens, que procuram a todo o custo conhecer a real extensão do espólio motorizado do monarca. As informações mais credíveis indicam que reúne mais de 3000 nas suas garagens. Entre os quais esteve, por exemplo, este raríssimo Vector M12, criado a pedido do seu irmão, o príncipe Jefri Bolkiah, com o exterior totalmente preto e o interior forrado a couro vermelho Lipstick Red, em contraste com a carroçaria.
Não se conhecem exatamente a circunstâncias que levaram este raríssimo superdesportivo americano a regressar a Terras de Tio Sam, mas o modelo está anunciado pela reputada Barrett-Jackson, como um dos destaques do próximo leilão a realizar em Scottsdale, no Arizona, entre os próximos dias 20 e 27 de março.
Produzido entre 1995 e 1999, pela Vector Aeromotive, empresa controlada pela Megatech, o Vector M12 recorria à plataforma do Lamborghini Diablo, com que também partilha a mecânica V12 de 5,7 litros a debitar 492 CV de potência.
Não sendo automóvel tão sofisticado do ponto de vista do design e da aerodinâmica, e também ligeiramente mais pesado do que o modelo produzido na fábrica italiana de Sant’Agata Bolognese, o Vector cumpria a aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4,5 segundos, anunciando 305 km/h de velocidade máxima (menos 20 km/h do que o Diablo). Números impressionantes para a época, mas insuficientes para evitar críticas muito duras nas revistas de referência do setor automóvel.
Valerá o facto de ser tratar de uma autêntica raridade: é o exemplar #12 de apenas 14 exemplares fabricados.







































