Rede Mobi.E: carregamentos sobem 66%, atingindo os 1,2 milhões

05/04/2024

O número de carregamentos na rede Mobi.E ascendeu a cerca de 1,2 milhões no primeiro trimestre deste ano, mais 66% face a igual período de 2023, revelou a empresa pública.

 

No primeiro trimestre deste ano foram consumidos cerca de 25 milhões quilowatts hora (kWh) de energia, o que representa um acréscimo de 88% em termos homólogos, refere em comunicado a Mobi.E, empresa pública que assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico.

Em março, foram registados cerca de 447 mil carregamentos, uma subida de 68% em comparação a idêntico mês do ano anterior, adianta. Quanto aos consumos de energia, estes foram superiores a nove milhões kWh, um aumento de 90% em termos homólogos.

“O contínuo crescimento da rede é um dos principais fatores que contribui para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas elétricas”, lê-se no comunicado.

Em março, integravam a rede Mobi.E cerca de 4.630 postos, o que equivale a cerca de 8.200 pontos de carregamento de acesso público. A potência da rede é atualmente superior a 254.667 quilowatts (kW), isto é, 8% acima do objetivo proposto no regulamento europeu Alternative Fuel Infrastructure” Regulation (AFIR).

No final de março, 1.695 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representava 36% do total da rede. Durante o primeiro trimestre deste ano, cerca de 114.000 utilizadores distintos carregaram os seus veículos na rede Mobi.E, o que representou um crescimento de cerca de 70% face ao período homólogo.

Em média, no primeiro trimestre, cada utilizador efetuou 11 carregamentos na rede Mobi.E. Atualmente existem 71 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia e por cada 100 mil habitantes são disponibilizadas 96 tomadas, em média.

Segundo a Mobi.E, no primeiro trimestre foram poupadas quase 20 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono), sendo que seriam necessárias mais de 321 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.

A rede Mobi.E integra atualmente 26 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 94 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).

Fonte: Lusa