A REE Automotive (REE) revelou um conceito de mobilidade elétrica que tem por base uma plataforma modular capaz de albergar múltiplas carroçarias e, dessa forma, adequar-se a todo o tipo de utilizações.

Esta modularidade conceptual é direcionada, sobretudo, a veículos comercias para entregas nas grandes cidades, onde a mobilidade elétrica poderá ser extremamente útil para a redução das emissões poluentes e dos próprios custos de operação. Esta é também uma resposta ao aumento do comércio online providenciado pela Covid-19, que obrigou muitas das empresas de entregas a reforçarem as suas frotas.

A empresa anuncia em destaque o conceito de ‘REEcorner’, isto é o alojamento na cava das rodas de centros de comando de tecnologia ‘X-by-Wire’ para direção, travagem e sistema de comandos motrizes, ou seja, num ambiente totalmente digital e sem recurso a elementos mecânicos. A plataforma plana integra ainda o motor elétrico, a suspensão e os componentes da direção, tendo ainda a possibilidade de se adaptar a diferentes tipos de carroçaria e de utilização.

“A nossa plataforma providencia a tela em branco perfeita para os nossos clientes, na qual podem construir veículos elétricos à medida das suas necessidades, quer sejam veículos totalmente autónomos de entregas ‘last-mile’, um veículo espaçoso mas urbano ou um camião de entregas com elevada capacidade de carga num conjunto mais pequeno”, refere Daniel Barel, cofundador e CEO da REE.

Num curto vídeo, a REE demonstra as potencialidades dessas plataformas P1, P2 e P4 com tecnologia ‘X-by-Wire’. A P1 permite uma capacidade de carga 1.3 toneladas, sendo destinada a entregas dentro da cidade (‘last-mile’), já a P2 pode albergar até 2.5 toneladas para transporte de passageiros e carga. Por último, a P4 é a que oferece maior capacidade, sendo unicamente pensada para o mercado norte-americano, com uma capacidade de 4.5 toneladas. Todas as plataformas têm capacidades de mobilidade autónoma.

A empresa espera chegar a acordo com a mais parceiros e interessados no desenvolvimento desta solução, contando já com um contrato assinado com a gigante Mahindra para uma cooperação estratégica com vista à produção de 250.000 veículos elétricos para o setor comercial.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.