A Renault apresentou a versão mais familiar do Kangoo, dotada agora de sete lugares a bordo e apropriadamente designada Grand Scénic. A gama Renault Grand Kangoo vai ter uma versão com motor de combustão e uma versão totalmente elétrica, com autonomia de 265 quilómetros, adaptando-se assim a clientes particulares e empresariais.

Com mais de 4.4 milhões de unidades vendidas em mais de 50 países, o Renaul Kangoo é um caso de sucesso inegável para a marca francesa, que tem vindo a reforçar a sua aposta neste modelo no sempre competitivo segmento dos veículos comerciais, também ao nível dos elétricos, que é desde 2011 o mais vendido com essa motorização no seu segmento.

Apresentado no Salão de Mobilidade de Munique (IAA), o Renault Grand Kangoo procura oferecer maior funcionalidade e outra abrangência em termos de utilização, com três bancos independentes na segunda fila e dois na terceira, dando assim acesso a sete adultos, com 164 mm de espaço para os joelhos na terceira fila (a marca argumenta mesmo com o melhor espaço da sua classe para os joelhos dos passageiros da terceira fila). Os cinco lugares traseiros dispõem de fixações ISOFIX para permitir o transporte de crianças em moldes seguros e legais.

Esses bancos traseiros são independentes, deslizantes, rebatíveis, retráteis e amovíveis, permitindo até 1024 configurações de bancos no interior, sendo a bagageira também naturalmente variável consoante a configuração escolhida. Com os sete lugares, oferece 500 litros, embora no máximo possa chegar aos impressionantes 3750 litros com os bancos traseiros removidos e o banco do passageiro da frente rebatido (3,11 metros de comprimento de carga com esse banco rebatido).

Ao nível da arrumação a bordo, o Grand Kangoo também procura ser versátil, com mais de 58 litros de espaço acessível, incluindo a gaveta deslizante Easy Life e os tabuleiros de arrumação sob o piso na segunda fila.

O acesso à terceira fila é facilitado pelas duas portas deslizantes largas de 83 cm (+18 cm em relação ao Kangoo), pela soleira da porta baixa e pelos bancos rebatíveis da segunda fila. O acesso à bagageira varia: disponível, de série, com uma porta traseira envidraçada, é igualmente possível dispor de portas traseiras articuladas, com vidros 2/3-1/3 para facilitar o acesso à bagageira, nomeadamente quando a altura é um constrangimento.

Tal como no Kangoo já no mercado, o design interior apresenta um painel de instrumentos com acabamento em madeira escura escovada e ergonomia melhorada. O painel de instrumentos foi atualizado para incluir dados E-Tech específicos para a versão elétrica.

Combustão com elétrico também ‘a jeito’

Para cumprir com o seu objetivo de ser um modelo versátil e adaptado a diferentes tipos de cliente, o novo Grand Kangoo vai estar disponível com duas motorizações de combustão interna, mas também com uma versão elétrica.

No caso das variantes de motor térmico, há opções a gasolina na forma do motor a gasolina de 130 CV com caixa manual de seis velocidades ou automática de sete (EDC7) e Diesel, este na forma do bloco de 95 CV com caixa manual de seis velocidades.

Por outro lado, cada vez mais relevante atendendo ao momento atual de transformação da indústria automóvel, o Grand Kangoo E-Tech 100% elétrico é alimentado por um motor de 90 kW de potência e 245 Nm de binário. O modo ‘Eco’ de condução limita a potência a 56 kW e limita a velocidade do automóvel a 110 km/h, para otimizar a autonomia.

A nova bateria de iões de lítio, de 45 kWh (totalmente utilizável), tem oito módulos independentes e facilmente reparáveis, proporcionando até 265 quilómetros de autonomia WLTP. O modelo estará equipado com dois tipos de carregadores: um rápido CA de 22 kW que pode recarregar a bateria de 15% a 80%, em 2 horas e 40 minutos e um rápido que autoriza carga rápida CC, a uma potência de até 80 kW, podendo repor cerca de 80 quilómetros em apenas dez minutos.

Juntamente com o carregador de 22 kW, a bateria dispõe de um sistema de arrefecimento líquido e de uma resistência elétrica para manter a temperatura adequada e, assim, conservar a sua autonomia e reduzir o tempo de carregamento.

As baterias têm uma garantia de oito anos ou 160.000 quilómetros. Durante este período, são substituídas, gratuitamente, se a sua capacidade for inferior a 70% do seu ‘State of Health’ (estado de funcionamento).

O condutor pode ainda escolher três modos de travagem regenerativa, entre a mais intensa (‘Brake’) e a mais ligeira (‘Sailing’), que funciona melhor em autoestradas e vias rápidas. Ao nível de eficiência, o Grand Kangoo contará com uma bomba de calor, que aquece o interior no inverno e arrefece-o no verão, utilizando o mesmo princípio do ar condicionado reversível. O sistema de aquecimento capta calorias do exterior do veículo e transfere-as para o seu interior, enquanto o sistema de arrefecimento retira calorias do habitáculo e liberta-as para o exterior.

A bomba de calor funciona, de forma ótima, quando a temperatura se situa entre -15°C e +15°C. E, para além de proporcionar uma climatização de primeira classe, mantém até 30 quilómetros de autonomia suplementar, evitando o aquecimento do habitáculo unicamente através de resistências de aquecimento que retiram a sua energia da bateria de tração.

Por último, o novo modelo poderá ainda contar com aquecimento opcional integrado no para-brisas, nos bancos dianteiros e no volante.

Por fim, através da aplicação para smartphone MyRenault ou do sistema multimédia Renault Easy Link (de série), o novo Grand Kangoo E-Tech inclui serviços conectados específicos, como o carregamento programado da bateria e monitorização remota do estado da bateria, pré-aquecimento ou pré-arrefecimento programado do habitáculo ou ajuda para encontrar postos de carregamento no seu percurso.

Gama diferenciada

A nova gama do Grand Kangoo inclui três versões feitas à medida dos desejos e necessidades dos seus clientes, com a Authentic a oferecer os equipamentos essenciais (vidros traseiros elétricos, câmara de marcha-atrás, ecrã multimédia Easylink e serviços conectados) para empresas ou clientes que pretendem utilizar o seu veículo para deslocações pessoais e profissionais, a Equilibre, para entidades e negócios locais que pretendem prestar serviços de transporte de passageiros com impacto positivo, de forma confortável e económica e, por último, a Techno, para famílias e profissionais que pretendem padrões de conforto e segurança sem compromissos, juntamente com um design distinto, como barras de tejadilho.

As encomendas começam no final deste ano e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2024.

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