Renault Niagara: A pick-up sul-americana para fazer inveja à Europa

02/11/2023

a carregar vídeo
Desde os anos 1950 que a Renault percebeu a importância de produzir os seus automóveis localmente, perto dos clientes. Um exemplo disso é a fábrica de Santa Isabel, em Córdoba na Argentina que produz veículos para o mercado sul-americano desde 1955.

 

Na apresentação do plano “International Game Plus 2027″, que está dentro da estratégia a que a marca chamou de “Renaulution”, foi anunciado o lançamento de uma nova plataforma. É o resultado de uma parceria entre o Renault Group e o Geely Holding Group desde 2022, e destina-se aos mercados da América Latina, Turquia, Marrocos e Índia.

O objetivo desta estratégia que terá um investimento de três mil milhões de euros, é de lançar oito novos modelos até 2027, em que um em cada três veículos Renault comercializados fora da Europa, será híbrido ou elétrico.

Tal como na Europa, a marca pretende equilibrar a sua oferta internacional com novos produtos nos segmentos C e D. Ao mesmo tempo pretende fortalecer a posição no segmento B com o lançamento do Kardian, um SUV compacto que estreia a nova plataforma modular e escalável CMF-B. Será produzido nas fábricas de Curitiba no Brasil, e Casablanca em Marrocos estando prevista a chegada aos mercados sul-americano e norte de áfrica em 2024.

A plataforma CMF-B é adaptável a um comprimento de veículos entre 4 e 5 metros, com uma distância entre eixos, a partir de 2.6 até 3 metros, utilizará motorizações mais eficientes e com menos emissões de CO2: combustão interna, flex fuel (E100), LPG, híbrido-leve (48V) e full hybrid, com possibilidade de tração às rodas dianteiras ou às quatro rodas.

Como prova da flexibilidade da plataforma CMF-B, a Renault apresentou ainda o Niagara Concept. Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault adianta que: “o design extremo é uma afirmação das ambições internacionais da marca.”. Trata-se de uma pick-up com 4,90 metros de comprimento, 2,95 metros de entre-eixos, e motorização E-Tech Hybrid 4WD, que consiste num sistema híbrido-leve (48V) na frente e num motor elétrico atrás para tração às quatro rodas. A marca adianta que a versão de produção da Niagara Concept será lançada até 2027 e produzida na Argentina.

Pelas imagens que foram divulgadas do protótipo funcional contruído no Brasil, podemos concluir que seria um modelo bem ao gosto dos Europeus que apreciam aventura e desportos ao ar livre.