Rimac de 2 milhões euros feitos em sucata por segurança

03/11/2020

A Rimac continua a acelerar o programa de desenvolvimento do C_Two, com 1914 CV de potência 100% elétrica, que culminará no seu lançamento, calendarizado para meados de 2021. E, mesmo com o estatuto especial de carro exótico e um preço estimado em mais de 2 milhões de euros, o superdesportivo da marca croata não está autorizado a saltar nenhuma etapa do processo de homologação, incluindo os testes de segurança e de proteção dos ocupantes do veículo, à semelhança de qualquer automóvel de produção em série.

Significa isto que, embora seja testado virtualmente, para a certificação global do superdesportivo elétrico Rimac C_Two, algumas unidades são destruídas em ‘crash-tests’. Na sessão de que a Rimac divulgou estas filmagens, dois protótipos foram destruídos em testes de impacto, lançados contra a barreira deformável a 40 km/h e a 56 km/h. Mais de 4 milhões de euros transformados em sucata em dois dias, por motivos de segurança…

A Rimac estima que até onze protótipos terão o mesmo fim, antes do arranque da comercialização.

Com quatro motores elétricos, capazes de debitar, em conjunto, 1910 CV e 2300 Nm de binário, o C_Two recorre a uma estrutura em fibra de carbono, material altamente resistente, mas também de rigidez elevada, garantindo assim uma relação entre peso e desempenho altamente positiva (zero aos 100 km/h em 1,85 segundos e 415 km/h de velocidade máxima), sem impacto na segurança, que sai até valorizada.