Roulottes de comida autónomas já são moda na China

01/11/2020

A necessidade aguça o engenho. E se a tecnologia da condução autónoma era já uma possibilidade muito real em várias áreas da indústria, a pandemia da Covid-19 veio acelerar a procura de alternativas. Na China, por exemplo, a rede americana de restaurantes de fast-food, KFC, está a fazer furor com as suas roulottes de comida autónomas, que levam o frango frito mais famoso do mundo ao cliente, na rua, e a necessidade de intervenção humana.

Um pequeno veículo autónomo com vários produtos da marca arrumados num expositor e um prático tablet para realizar o pedido e o pagamento com total segurança é quanto basta para obter-se uma refeição sem ter de deslocar-se ao interior de uma loja ou recear qualquer tipo de contacto.

Os veículos são desenvolvidos pela Neolix, em parceria com a KFC, existindo já acordo firmado com os restaurantes da Pizza Hut para a construção de mais uma frota de coloridos carros-robot.

Os veículos podem circular autonomamente até à velocidade de 50 km/h, dispõem de baterias com capacidade para percorrer cerca de 100 quilómetros e estão equipados com um complexo sistema de câmaras e radares que permite detetar qualquer obstáculo na via… Ou um cliente interessado em realizar o seu pedido.