A antiga fábrica da Renault em Moscovo irá reiniciar operações para produzir modelos da marca Moskvitch, famosa durante a era soviética, mas condenada à falência após a abertura do país aos automóveis de outros países mais modernos e tecnológicos
O primeiro modelo da renascida marca chama-se Moskvich 3, “gémeo” do Sehol X4 que a JAC comercializa na China. De acordo com a agência Reuters, que cita fontes anónimas, o consórcio chinês irá garantir o fornecimento, tanto da plataforma, como de todos os componentes necessários para proceder à montagem dos veículos em solo russo.
Segundo a mesma fonte, Maxim Klyushkin, responsável da fábrica em Moscovo, anunciou como sócio principal o construtor de camiões Kamaz e decidiu não confirmar a existência de uma parceria com a empresa da China, afirmando apenas que trabalham com parceiros de “longa distância”, que não vão nomear.
Klyushkin acrescenta que o modelo em causa vai estar equipado com elementos como o Sistema de ABS, um dos equipamentos que a Avtovaz foi obrigada a remover dos modelos Lada depois das sanções impostas.
A Moskvich foi uma companhia fundada originalmente em 1929 por ordem direta de Estaline, para a produção de automóveis rígidos e resistentes, mas os mais conhecidos surgiram na década de 50, com base no Opel Kadett.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
