A Samsung lançou uma inovação revolucionária na tecnologia de baterias para veículos eléctricos (VE). Ao apresentar as suas baterias de estado sólido de última geração, o gigante da tecnologia lançou uma fonte de energia que promete reescrever as regras de desempenho e praticidade dos veículos eléctricos.
Estas baterias de estado sólido prometem revolucionar a indústria dos veículos eléctricos (VE), uma vez que se espera que sejam mais pequenas, mais leves e mais seguras do que as baterias de iões de lítio atualmente utilizadas na maioria dos VE. Têm o potencial de alimentar veículos eléctricos com um alcance de até 1000 quilómetros, carregam em apenas 9 minutos e têm uma vida útil de 20 anos.
A tecnologia de baterias de óxido de estado sólido da Samsung apresenta uma impressionante densidade de energia de 500 Wh/kg, quase o dobro da densidade de 270 Wh/kg das baterias de EV convencionais. Esta densidade acrescida poderia potencialmente duplicar a autonomia dos actuais veículos eléctricos.
No entanto, devido aos seus elevados custos de produção, a aplicação inicial destas baterias será limitada ao segmento de VE “super premium”, que normalmente oferece uma autonomia de condução de cerca de 1000 quilómetros por carga. Além disso, a Samsung irá introduzir produtos NCS com alto teor de níquel para o segmento premium.A par do seu trabalho em baterias de estado sólido, a Samsung está também a desenvolver baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e sem cobalto mais acessíveis, bem como um método de produção de eléctrodos secos para reduzir os custos. “Não só igualaremos o preço nos segmentos populares e de entrada de gama, como também produziremos em massa produtos que podem ser rapidamente carregados em 9 minutos até 2026”, salientou a Samsung SDI.
Embora o progresso da Samsung em matéria de baterias de estado sólido seja significativo, a empresa tem de navegar num cenário competitivo dominado pelos fabricantes chineses. A disponibilidade limitada de infra-estruturas de carregamento de alta velocidade continua a ser um desafio notável, uma vez que alguns fabricantes de baterias chineses já oferecem velocidades de carregamento de 5C ou 6C, equivalentes a estações de carregamento de 480kW e até 600kW.
No entanto, a abordagem visível de todos os fabricantes de baterias no sentido de oferecerem baterias com uma vida útil mais longa, frequentemente designadas por baterias de “milhões de quilómetros”, é uma tendência notável. A visão da Samsung de “prolongar a vida útil das baterias para 20 anos” está alinhada com esta tendência mais alargada do mercado.