A Stellantis, grupo automóvel que detém diversas marcas automóveis, como a Peugeot, Citroën, Opel, DS, Fiat ou Alfa Romeo, liderou a criação da primeira plataforma de cockpit virtual do mundo como parte do Stellantis Virtual Engineering Workbench (VEW), possibilitando a disponibilização de tecnologias de infoentretenimento aos clientes cem vezes mais depressa do que nos processos anteriores.

Revelada publicamente na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES), a nova plataforma usa o QNX Hypervisor na ‘cloud’ da BlackBerry, estando a partir de agora acessível via AWS Marketplace, dentro do portefólio QNX Accelerate de ferramentas baseadas na ‘nuvem’.

A Stellantis pode, assim, criar versões virtuais realistas de controlos e sistemas de viaturas, fazendo com que se comportem como se estivessem numa viatura real, mas sem necessitar de alterar o software principal que os executa, reduzindo, em alguns casos, para até 24 horas processos que costumavam levar meses a ser lançados.

O acesso ao QNX Hypervisor através do AWS Marketplace permite à Stellantis incluir um cockpit virtual de simulação de computação de elevado desempenho (HPC) num ambiente virtual por ‘nuvem’.

O software é um alicerce fundamental para que a Stellantis possa oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível, conforme descrito no plano estratégico “Dare Forward 2030”, e a força motriz por detrás das plataformas de tecnologia STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive, alimentadas por IA. Em 2022, a Stellantis selecionou a AWS como fornecedora de cloud preferencial para plataformas de veículos, tendo as empresas começado a trabalhar internamente no VEW, construído especificamente para a Stellantis.

Adotando uma abordagem orientada por software e implantando o QNX Hypervisor na cloud, a Stellantis pode acelerar as sessões de feedback dos clientes e, com o mínimo de esforço, replicar a experiência do cockpit de uma determinada marca e veículo, bem como fazer alterações em tempo real para otimizar a experiência do condutor.

“O ‘software’ está a tornar-se cada vez mais crucial nos veículos, levando-nos a inovar na forma como o desenvolvemos e validamos”, disse Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis. “Com o nosso ‘cockpit’ virtual, estamos a revolucionar não apenas a nossa abordagem, mas também a abordagem dos nossos fornecedores e parceiros do setor. Essencialmente, estamos aptos a ficar ainda mais próximos das necessidades dos nossos clientes através dessa tecnologia, com ciclos de desenvolvimento mais ágeis, retornos mais rápidos em termos de ‘feedback’ e entregas imediatas da tecnologia que usam e amam. É um salto em direção à inovação e à eficiência que prioritiza o cliente no mundo automóvel”, conclui.