A Stellantis apresentou a STLA Large, a sua plataforma nova, flexível e nativa para veículos BEV, que constituirá a base de uma vasta gama de futuros veículos para os mercados globais nos segmentos D e E.
Os veículos do Grupo Stellantis baseados na STLA Large serão utilizados em primeiro lugar no mercado norte-americano, nas marcas Dodge e Jeep, seguidas de outras marcas, incluindo a Alfa Romeo, Chrysler e Maserati. Serão lançados oito veículos entre 2024 e 2026.
A plataforma STLA Large foi concebida com uma grande flexibilidade tecnológica para permitir maiores níveis de diversidade de veículos (que vão desde os familiares aos de alto desempenho, passando pelos todo-o-terreno 4×4 e pelos modelos de luxo), a partir de um conjunto básico de componentes.
O que são plataformas modulares?Estamos a falar de plataformas flexíveis que permitem aos engenheiros e designers ajustar a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e altura totais e a distância ao solo. Pode ser utilizada uma variedade de módulos de suspensão e de grupos propulsores para satisfazer os objetivos de desempenho específicos do veículo, que incluem a condução, o comportamento e o conforto. Os engenheiros podem ajustar as principais dimensões, como a distância entre o eixo dianteiro e o pé do condutor, os vãos dianteiro e traseiro ou o piso do habitáculo, para afinar as capacidades e a performance do veículo.
Os próximos produtos abrangerão um espetro completo de tipos de veículos, desde automóveis a crossovers e SUV. Os anúncios de produtos específicos de cada marca terão início este ano.
A flexibilidade possibilita igualmente a adoção de processos de fabrico eficientes em termos de custos que podem ser reproduzidos em várias unidades de produção, de acordo com a empresa.
Assim, a STLA Large será instalada em várias fábricas na Europa e na América do Norte e estará disponível em variantes multi-energia, incluindo híbrida e de combustão interna.
400 e 800 V
A STLA Large foi concebida e projetada como uma plataforma BEV nativa com a opção de arquiteturas elétricas de 400 e 800 Volts. Os módulos de acionamento elétrico (EDM) três em um, que incorporam o motor, o inversor de potência e o redutor de velocidade, podem ser instalados em configurações de tração dianteira, traseira e integral. O inversor de potência utiliza tecnologia de semicondutores de carboneto de silício para minimizar as perdas de potência. O desempenho do sistema de propulsão pode ser melhorado durante o tempo de vida do veículo através de atualizações de software sem fios.
Potência
Em função dos objetivos específicos do veículo, a STLA Large aceita melhorias na transmissão, tais como diferenciais de deslizamento limitado ou desconexões das transmissões que podem melhorar o desempenho ou reduzir a resistência mecânica para melhorar a eficiência e a autonomia. De um modo geral, a plataforma STLA Large tem o potencial de suportar uma potência extrema que superará qualquer um dos motores V8 Hellcat atuais (o que significa estarmos a falar de potência em redor de mil cavalos) e uma aceleração de 0-100 km/h na ordem dos 2 segundos.
Baterias
A plataforma maior da Stellantis inclui inicialmente opções de packs de baterias com classificações de energia entre 85 e 118 kWh. A STLA Large tem como objetivo uma autonomia global de 800 km para as berlinas e foi concebida para aceitar facilmente futuras tecnologias de armazenamento de energia quando estas estiverem disponíveis para produção.
Segundo a Stellantis, o carregamento rápido adicionará até 4,5 kWh de energia por minuto ao conjunto de baterias de 800 Volts.
• Amplitude do comprimento total: 4.764-5.126 mm
• Amplitude da largura total: 1.897-2.030 mm
• Amplitude da distância entre eixos: 2.870-3.075 mm
• Amplitude da distância ao solo: 140-288 mm
• Diâmetro máximo de pneu: 32,6″ (858 mm)