Stellantis tem nova plataforma elétrica para pick-ups e SUV

20/11/2024

A Stellantis apresentou a nova plataforma STLA Frame. Nativa para veículos elétricos, suporta outro tipo de motorizações e foi concebida para pick-ups e SUV de tamanho normal.

 

A STLA Frame vai começar por equipar os futuros modelos Jeep e Ram, duas das marcas do grupo automóvel. A plataforma destina-se a pick-ups e SUV, um segmento que o grupo considera “crítico na América do Norte e em mercados globais selecionados”.

A plataforma STLA Frame foi concebida para proporcionar uma autonomia de até 1.100 km com o veículo elétrico de autonomia alargada (REEV) e 800 km em veículos 100% elétricos (BEV).

Tem uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg. A plataforma suporta ainda a travessia de água até 610 mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e casos de utilização diversificados.

Destinados a sustentar as pick-up Stellantis de tamanho normal, veículos comerciais ligeiros e SUV, os veículos STLA Frame serão inicialmente oferecidos com uma linha de propulsão inovadora, incluindo um sistema BEV completo e uma configuração de veículo elétrico com autonomia alargada (REEV). A STLA Frame também pode acomodar sistemas de combustão interna, híbridos e de propulsão a hidrogénio no futuro.

“Tal como o STLA Medium e o STLA Large, o STLA Frame combina uma autonomia sem precedentes com novos níveis de capacidade e desempenho para oferecer a melhor autonomia, carga útil e reboque da sua classe aos nossos clientes que precisam de pick-ups e SUVs fiáveis e potentes para transportar as suas famílias ou impulsionar os seus negócios”, afirmou o CEO da Stellantis.

Carlos Tavares sublinhou que, “com a tecnologia EV completa e de gama alargada a chegar em breve, estamos a trazer soluções “sem compromisso” para os compradores que podem estar hesitantes em experimentar o seu primeiro veículo elétrico. Estamos orgulhosos desta maravilha da engenharia e estamos ansiosos por vê-la ganhar vida no nosso próximo blitz de produtos na Jeep e na Ram.”

A estrutura do STLA é construída com aço avançado de alta resistência, proporcionando maior durabilidade e rigidez com menos peso. A secção central alargada aloja o conjunto da bateria, com calhas de estrutura reforçadas que protegem a bateria em caso de impacto lateral. Um cárter a todo o comprimento reduz a resistência aerodinâmica para ajudar a maximizar a autonomia de condução.

A plataforma acomoda conjuntos de baterias com refrigeração líquida que variam entre 159 e mais de 200 quilowatts-hora, tendo sido projetada para aceitar futuras tecnologias de armazenamento de energia, garantindo a adaptabilidade nos próximos anos.

A estrutura STLA suporta o carregamento rápido. Nas configurações BEV, o carregamento rápido de 800 volts CC até 350 kW pode acrescentar 160 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto os REEV podem atingir até 80 km em 10 minutos com o carregamento rápido de 400 volts CC até 175 kW.

Os veículos com estrutura STLA estão equipados com capacidade de carregamento bidirecional, permitindo que a bateria do veículo carregue outro EV, alimente uma casa em caso de emergência ou alimente a rede elétrica.

A plataforma STLA Frame é uma das quatro plataformas globais de BEV do grupo que estão no centro da estratégia “Dare Forward 2030” Após o lançamento do STLA Medium em julho de 2023 e do STLA Large em janeiro de 2024, essa linha de plataformas garante que a Stellantis possa fornecer as soluções certas para os clientes com base em uma ampla variedade de cenários de adoção de eletrificação.

A Stellantis está a investir mais de 50 mil milhões de euros em eletrificação até 2030 para atingir os seus ambiciosos objetivos: 100% de vendas de veículos de passageiros BEV na Europa e 50% de vendas de veículos de passageiros e camiões ligeiros BEV nos EUA até 2030.