A STLA Frame vai começar por equipar os futuros modelos Jeep e Ram, duas das marcas do grupo automóvel. A plataforma destina-se a pick-ups e SUV, um segmento que o grupo considera “crítico na América do Norte e em mercados globais selecionados”.
A plataforma STLA Frame foi concebida para proporcionar uma autonomia de até 1.100 km com o veículo elétrico de autonomia alargada (REEV) e 800 km em veículos 100% elétricos (BEV).
Tem uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg. A plataforma suporta ainda a travessia de água até 610 mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e casos de utilização diversificados.
Destinados a sustentar as pick-up Stellantis de tamanho normal, veículos comerciais ligeiros e SUV, os veículos STLA Frame serão inicialmente oferecidos com uma linha de propulsão inovadora, incluindo um sistema BEV completo e uma configuração de veículo elétrico com autonomia alargada (REEV). A STLA Frame também pode acomodar sistemas de combustão interna, híbridos e de propulsão a hidrogénio no futuro.“Tal como o STLA Medium e o STLA Large, o STLA Frame combina uma autonomia sem precedentes com novos níveis de capacidade e desempenho para oferecer a melhor autonomia, carga útil e reboque da sua classe aos nossos clientes que precisam de pick-ups e SUVs fiáveis e potentes para transportar as suas famílias ou impulsionar os seus negócios”, afirmou o CEO da Stellantis.
Carlos Tavares sublinhou que, “com a tecnologia EV completa e de gama alargada a chegar em breve, estamos a trazer soluções “sem compromisso” para os compradores que podem estar hesitantes em experimentar o seu primeiro veículo elétrico. Estamos orgulhosos desta maravilha da engenharia e estamos ansiosos por vê-la ganhar vida no nosso próximo blitz de produtos na Jeep e na Ram.”
A estrutura do STLA é construída com aço avançado de alta resistência, proporcionando maior durabilidade e rigidez com menos peso. A secção central alargada aloja o conjunto da bateria, com calhas de estrutura reforçadas que protegem a bateria em caso de impacto lateral. Um cárter a todo o comprimento reduz a resistência aerodinâmica para ajudar a maximizar a autonomia de condução.
A plataforma acomoda conjuntos de baterias com refrigeração líquida que variam entre 159 e mais de 200 quilowatts-hora, tendo sido projetada para aceitar futuras tecnologias de armazenamento de energia, garantindo a adaptabilidade nos próximos anos.
Os veículos com estrutura STLA estão equipados com capacidade de carregamento bidirecional, permitindo que a bateria do veículo carregue outro EV, alimente uma casa em caso de emergência ou alimente a rede elétrica.
A plataforma STLA Frame é uma das quatro plataformas globais de BEV do grupo que estão no centro da estratégia “Dare Forward 2030” Após o lançamento do STLA Medium em julho de 2023 e do STLA Large em janeiro de 2024, essa linha de plataformas garante que a Stellantis possa fornecer as soluções certas para os clientes com base em uma ampla variedade de cenários de adoção de eletrificação.
A Stellantis está a investir mais de 50 mil milhões de euros em eletrificação até 2030 para atingir os seus ambiciosos objetivos: 100% de vendas de veículos de passageiros BEV na Europa e 50% de vendas de veículos de passageiros e camiões ligeiros BEV nos EUA até 2030.