Suíça tem o recorde do comboio de passageiros mais longo do mundo

15/08/2023

Para celebrar os 175 anos da construção da primeira linha ferroviária na Suíça, a Swiss Rhaetian Railway (RhB) propôs-se construir um comboio de passageiros que fosse suficientemente grande para bater o recorde previamente estabelecido, em 1991.

 

Para o efeito foram utilizadas 25 composições “Capricorn”, cada uma com quatro carruagens elétricas, perfazendo um total de 100. O anterior recorde de 1.732 metros, foi assim batido com um comprimento de 1.930 metros, ou 1,9 quilómetros, que ficou inscrito no livro “Guinness World Record”.

“Com 25 carruagens Capricorn de quatro módulos do fabricante suíço Stadler. O comboio recorde, com 1.906 metros de comprimento, alinhou-se como um colar de pérolas no túnel de Albula”, pode ler-se no comunicado da empresa RhB.

A viagem para validar o recorde conseguido em outubro do ano passado, teve uma duração de pouco mais de 1 hora, e foi feita à velocidade de cerca de 35 km/h, numa rota reconhecida pela UNESCO como pratimónio mundial entre o túnel de Albula, e o viaduto de Landwasser, tendo juntado a proeza de atravessar 48 pontes e 22 túneis pelo caminho.

O anterior recorde era detido pela Companhia Belga de Caminhos de Ferro há 30 anos, com 70 carruagens à velocidade de 50 km/h. O maior comboio de qualquer tipo tem 7,24 quilómetros e pertence a uma empresa de exploração mineira australiana (BHP).