T.50 já fez batismo de pista com Gordon Murray

18/03/2021

No primeiro teste dinâmico do T.50, cautela e caldos de galinha. Gordon Murray, no batismo de pista daquele que é, claramente, um dos mais promissores desportivos da atualidade, explorou o protótipo apenas a um quarto das suas possibilidades. Com o motor V12 3.9 Cosworth de 663 CV de potência limitado às 3000 rpm, muito longe do ‘red line’, que atinge a estratosféricas 12.100 rpm!

O palco escolhido para o primeiro teste dinâmico ao volante do automóvel que apontado como espécie de sucessor espiritual do McLaren F1, a Gordon Murray Automotive escolheu a famosa pista de testes da Top Gear, em Dunsfold, Surrey, a poucos quilómetros das instalações onde o supercarro será produzido, a partir de 2022.

Nas imagens, mesmo a ritmo de passeio, um dos protótipos experimentais (com o nome de código XP2), já deixou as melhores indicações. “O carro mostrou uma boa capacidade de resposta, agilidade e foi gratificante conduzi-lo. Foi uma experiência fantástica estar sentado ao centro do carro com uma grande visibilidade em redor de todo o carro e acredito que os compradores do carro vão gostar dessa experiência”, afirmou Gordon Murray no final do primeiro teste aos comandos do modelo que será um peso ‘pluma’ de apenas 980 kg, pretendendo com isso ser mais ágil e eficaz do que os superdesportivos rivais que, apesar de mais potentes, trazem também mais peso associado.