Tesla Cybertruck: autonomia recorde e novos segredos revelados

30/05/2021

Novas patentes submetidas pela Tesla revelam caraterísticas da Cybertruck, a pick-up elétrica que conta já com mais de um milhão de encomendas realizadas.

A Tesla entregou no Instituto de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) novos registos do seu Cybertruck, a pick-up futurista, 100% elétrica, que promete revolucionar a categoria que é uma das mais populares no mercado americano. As expetativas não podiam, para já, ser mais otimistas, tendo a marca de Elon Musk recebido mais de um milhão de encomendas para o modelo que não tem ainda data certa para a comercialização.

Entre as explicações para o sucesso, além da imagem da marca e das linhas disruptivas do veículo, estão as suas caraterísticas mais inovadoras, que a empresa da Califórnia promete revelar a conta-gotas. Neste conjunto de novas imagens, extraídos dos documentos oficiais, pode, por exemplo, perceber-se que o Cybertruck vai estrear um novo interface de utilização, adaptado a seu caráter de veículo de todo-o-terreno. O painel de bordo é semelhante ao do Model 3, sem painel de instrumentos atrás do volante, mas levemente redesenhado e atualizado para permitir a visualização de novas funções, como a informação do estado da suspensão e das rodas ou a inclinação da carroçaria em fora de estrada. O modelo também incorpora o sistema de assistência ao reboque, que ajuda a colocar o atrelado sobre o ganche e que permite a visualização dos ângulos cegos durante a condução.

O sistema de alimentação mediante painéis fotovoltaicos, situado na tampa do compartimento de carga, disponível apenas com opcional, pode proporcionar até 25 quilómetros de autonomia extra todos os dias, dependendo, obviamente, das condições de utilização deste equipamento e das condições climatéricas.

Autonomia para 980 km elétricos

Na sua configuração de topo, com três motores elétricos, o Cybertruck foi anunciado com capacidade para rebocar 6 toneladas e autonomia recorde. As primeiras informações partilhadas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) apontavam para cifras a rondar os 800 km com uma única carga das baterias. Mas, de acordo com o “Teslarati”, outra patente registada recentemente indica que a autonomia da referida versão ‘trimotor’ é de 980 km.

Também o episódio da quebra dos vidros do Cybertruck no evento da apresentação levantou dúvidas sobre uma das características marcantes da pick-up elétrica da Tesla. Mas num dos documentos apresentados a Tesla explica como pretende criar vidros praticamente indestrutíveis. A marca aposta na construção por camadas, uma primeira reforçada com material resistente e flexível, depois um revestimento adesivo com propriedades de absorção de impacto e, por fim, uma camada externa, que é composta por silício e Óxido bórico, mais resistente ao choque térmico do que qualquer outro vidro comum.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.