Mais um ano, mais um inquérito de satisfação. Os americanos da Consumer Reports, a publicação da Consumer Union, associação para a defesa de consumidor nos EUA, divulgou os resultados de mais um estudo que permite estabelecer o ranking das marcas de automóveis mais e menos fiáveis para os clientes no lado de lá do Atlântico.
A publicação avalia entre 0 e 100 cada marca e modelo, em função dos problemas e virtudes detetados e comunicadas pelos proprietários, para calcular uma classificação com a média.
Só marcas com dados suficientes em pelo menos dois dos seus modelos podem participar no estudo, o que explica a ausência de marcas como a Alfa Romeo, Dodge, Fiat, Jaguar, Land Rover, Maserati, Mitsubishi e Polestar.
Oito marcas japoneses entre as dez mais fiáveis
À semelhança do que aconteceu noutros anos, as marcas japonesas dominam o mega-inquérito de satisfação. A Lexus lidera destacada a lista das marcas mais fiáveis em 2021, ultrapassando a compatriota Mazda, que foi a empresa com melhor avaliação no ano passado.A Toyota fecha o pódio das únicas três únicas marcas com classificação global acima dos 70 pontos.
Curiosamente, no ‘top10’ só há uma marca europeia e é a MINI, num honroso 10.º lugar, à frente de Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Em sentido contrário, as marcas que se destacaram com as três piores pontuações atribuídas por clientes: Jeep (com 26 pontos), Tesla (25) e Lincoln (18).
‘Top10’ por marca:
Mazda 75
Toyota 71
Infiniti 69
Buick 66
Subaru 66
Acura 64
Nissan 63
MINI 60
O relatório completo da Consumer Reports pode ser encontrado aqui.