Em 2020, pela primeira vez, a Tesla aceitou participar no conhecido estudo de qualidade JD Power, onde se estreou com desempenho desastroso. A marca de Elon Musk ficou na última posição naquele que é o inquérito mais conhecido na indústria automóvel, em mais de trinta edições no mercado norte-americano.
E nem pode dizer-se que esta classificação surpreende, dada a fraca qualidade de construção e dos materiais do interior, além dos muitos casos registados de defeitos na montagem. No início do mês passado, uma companhia de táxis holandesa decidiu recorrer aos tribunais para exigir uma indemnização de 1,3 milhões de euros à Tesla, devido àquilo que defende ser a fraca fiabilidade dos modelos do construtor, queixando-se também da péssima assistência que fornece aos clientes. Surpresa será que, cerca de cerca de seis meses volvidos sobre a publicação do último relatório, o fabricante californiano de elétricos volte a ser referido num estudo daquela entidade, mas agora ocupando um honroso segundo lugar. A explicação: o ranking diz respeito a automóveis produzidos na China…
De acordo com o South China Morning Post, os modelos da Tesla produzidos na Gigafactory de Shangai aparecem classificados no segundo posto entre os elétricos que participam do relatório anual de qualidade da JD Power, só atrás da chinesa NIO.
Um dos responsáveis pelo índice J.D. Power 2020 China New Energy Vehicle Experience, Jeff Cai, afirmou que o “Tesla Model 3 é avaliado positivamente pelos clientes chineses na medida em que o seu design e as suas performances ultrapassagens as expetativas em muitos aspetos. Em termos de experiência de condução e conectividade, as marcas convencionais têm muito para aprender com os fabricantes de EV inteligentes como a Tesla”.
Como no estudo americano, os resultados são apresentados em número de falhas por cada 100 unidades de cada modelo, ou seja, quanto menor o valor, mais alto o lugar na lista. Face à média de 143 pontos nesta edição, a Tesla obteve uma classificação de 113 pontos, contra 109 da NIO.Entre as vozes que tentam agora desacreditar a edição chinesa do reputado relatório, ganha também força a teoria recente de que há diferenças entre os Model 3 vindos da China e os fabricados nos EUA, na menos moderna fábrica de Fremont. E que a qualidade de construção do carro chinês é notavelmente superior.
