Tesla melhor que todos (também) neste indicador

13/10/2023

A Tesla está a provar que é possível ultrapassar as maiores referências do mercado e o indicador mais relevante do sucesso é, naturalmente, a tabela de vendas, com a construtora automóvel norte-americana do empresário Elon Musk a manter-se destacadamente no topo. Contudo, há um outro índice importante na valorização de uma marca, chama-se taxa de fidelização e a Tesla tem a mais alta.

A conclusão é de um estudo recentemente publicado pela consultora S&P Global Mobility, classificando a Tesla como a marca com a mais elevada taxa de fidelização do mercado, com 68,4% de clientes a repetir a compra. Registo muito acima da média do setor, que é de 50,6%.

Entre os quatro modelos da gama, o Model 3 é o automóvel com melhor índice (mais de 74%), apesar do crescimento exponencial observado na oferta de produtos concorrentes nos últimos meses.

Fidelidade vs. fiabilidade

O modelo de negócio da Tesla tem vingado e o resultado deste estudo prova que a companhia norte-americana está a acertar na estratégia de relação com o cliente, que se mantém na marca nas compras futuras. Mesmo quando a qualidade de construção e fiabilidade foram desde sempre o calcanhar de Aquiles da Tesla na Europa.

A verdade é que a perceção dos automobilistas também está a mudar e os primeiros sinais surgem da Alemanha, provavelmente o mercado mais difícil para construtores não europeus.

Os últimos estudos independentes da ADAC, o clube automóvel alemão, que é também o maior serviço de assistência no Velho Continente, realizados com base em dados recolhidos de dezenas de modelos entre os três a 10 anos de uso, só de marcas que tenham comercializados mais de 7000 unidades nos primeiros dois anos de venda, visam estabelecer um ranking atualizado de fiabilidade, para ajudar a garantir a quem procura um carro em segunda mão que não irá comprar gato por lebre. E o Tesla Model 3 aparece no 4.º posto no segmento dos familiares médios, só atrás de Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C!