No regresso ao exigente circuito de Tsukuba, o Tesla Model 3 Performance deixou toda a concorrência de queixo caído, ao completar uma volta no traçado japonês em rapidíssimos 1:03.3 m, retirando 1,3 segundos à melhor marca obtida pelo McLaren F1 naquela pista.

Se as acelerações balísticas dos veículos elétricos da marca de Elon Musk não são propriamente novidade para ninguém, o mesmo não se pode dizer dos desempenhos em pista, onde são necessárias credenciais desportivas que as berlinas elétricas norte-americanas não têm. Ou melhor, não tinham…

A Unplugged Performance é uma das empresas de ‘tuning’ dispostas a contrariar essa teoria, nomeadamente com o seu ‘kit’ Ascencion R, que transforma o Model 3 em verdadeiro animal de pista. O tempo-canhão obtido em Tsukuba prova-o, mas Ben Schaffer, CEO do preparador, afirmou que os resultados poderiam ter sido ainda melhores.

Em comunicado, Schaffer garantiu que o Tesla poderia ter sido uns segundos mais rápido, com melhores condições meteorológicas, utilizando pneus diferentes e reduzindo o peso do conjunto, eliminando componentes acessórios do habitáculo.

Este pack Ascension R, que também acrescentam kit estético, está homologado para estrada e em comercialização por valor que ronda os 30 mil euros.