Ao que tudo indica, adeptos e proprietários dos potentes ‘muscle cars’ não lidam bem com a superioridade arrasadora dos elétricos nas americanas ‘drag races’.

Quem está familiarizado com o mundo das provas de arranque, percebe que estes eventos à americana foram sempre um palco de eleição para os adeptos dos icónicos ‘muscle cars’, com os seus potentes V8 a gasolina.

Acontece que, nos últimos tempos, por Terras de Tio Sam, uma nova vaga de protagonistas começa a impor-se. São automóveis 100% elétricos, como os modelos recentes da Tesla, que dispõem, por exemplo, de um modo Ludicrous, específico para arranques insanos, capazes de deixar toda a concorrência ‘pregada’ ao asfalto!

Não é segredo que a capacidade de aceleração de um elétrico, sobretudo no arranque, pela disponibilidade quase imediata do binário máximo, é muito superior à da generalidade dos automóveis equipados com motores de combustão equivalentes. E há quem não lide bem com o fenómeno…

Segundo denunciou o fórum Teslarati, o desconforto entre os mais puristas terá mesmo subido de tom no famoso Texas Motor Speedway, com a organização a proibir a participação de qualquer automóvel elétrico nos seus Friday Night Drags.

David Hart, relações públicas do evento, contrariou de imediato esta teoria, alegando tratar-se de uma questão de segurança: «Excluímos este tipo de automóveis, porque na eventualidade de um acidente resultar em incêndio, os nossos veículos de emergência não estão apetrechados com o equipamento necessário para combater com eficácia o fogo num veículo elétrico», escreveu em resposta à denúncia dos fãs da Tesla. «Como devem saber, extintores convencionais de nada servem para combater o fogo em baterias de iões de lítio.», acrescentou.

Resultado: nas Friday Night Drags, elétrico não entra!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.