Toyota e Suzuki trabalham num pequeno crossover com consumo de 12,5 kWh/100 km

05/10/2023

A Toyota e a Suzuki estão a preparar um SUV elétrico de pequenas dimensões para introduzir na Europa em 2025. O grande objetivo é disponibilizar um veículo económico, cujo consumo reduzido compense a bateria de menor capacidade que será montada.

 

A imprensa japonesa adianta que a Toyota e a Suzuki estão a desenvolver em conjunto um pequeno SUV elétrico que será lançado em 2025. Este modelo poderá corresponder à versão de produção do protótipo bZ Small Crossover, apresentado no final de 2021.

O bZ Small Crossover será construído sobre a plataforma e-TNGA do bZ4X, tornando-se assim um dos últimos modelos da Toyota a utilizar esta arquitetura (o seu substituto será lançado em 2026).

A Toyota detém uma participação de 5% na Suzuki e ambas as empresas têm vários acordos de colaboração.

A escolha da Suzuki por parte da Toyota como parceira para desenvolver o novo SUV elétrico deve-se à sua experiência no fabrico de automóveis pequenos.

Em termos de Toyota, o modelo irá funcionar como a proposta elétrica de entrada na Europa e no Japão por parte da Toyota, admitindo-se que esse crossover possa designar-se bZ1X ou bZ2X. A Suzuki, por sua vez, poderá retomar o nome Ignis.

As dimensões do bZ Small Crossover deverão ser semelhantes às do Aygo X Cross, que mede 3,70 metros de comprimento. Os seus principais concorrentes serão os futuros Renault Twingo e Volkswagen ID.1, que chegarão em 2027.

O consumo alvo deste crossover pequeno é de 12,5 kWh por 100 km, um consumo diminuto que deverá permitir uma autonomia razoável (ainda que não conhecido, para já), apesar de recorrer a uma bateria de capacidade reduzida.