Toyota fornece mobilidade sustentável para todos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024

05/10/2023

A Toyota, como parceira mundial de mobilidade do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (IPC), revelou o seu conceito de mobilidade para Paris 2024. A Toyota irá fornecer soluções de mobilidade sustentável para atletas, oficiais, voluntários, imprensa credenciada e espectadores com foco na inclusão, sustentabilidade e mobilidade para todos – valores partilhados pela Toyota, pelo COI, pelo IPC e pelo Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

 

A filosofia “Ever Better Mobility for All” da Toyota tem por base a crença da liberdade de movimento é fundamental para uma sociedade diversificada. A Toyota está a caminho de se tornar uma empresa de mobilidade, trabalhando para reduzir os obstáculos à mobilidade de todos, independentemente das suas capacidades físicas. Com muitos milhares de atletas, funcionários e voluntários, Paris 2024 será uma demonstração do que é possível quando trabalhamos juntos para uma sociedade melhor e mais inclusiva.

Quando todos são livres para se movimentar, estamos um passo mais perto da sociedade inclusiva e sustentável que a Toyota está comprometida em construir. É isso que “Mobilidade para Todos” significa para nós na Toyota. Compartilhamos essa visão com o COI e o IPC. Queremos apoiar os atletas que dedicam as suas vidas ao desporto e remover barreiras para exercerem a sua liberdade de movimento. Yoshihiro Nakata, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe (TBC)

Em colaboração com o COI, o IPC e o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, a Toyota está empenhada em fazer de Paris 2024 a montra mais inovadora de mobilidade inclusiva e sustentável até à data. Isso começa por garantir que os atletas e as suas famílias, funcionários, voluntários e espectadores possam circular de forma sustentável e segura.

Garantindo ‘Mobilidade para Todos’
Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a Toyota irá fornecer soluções para facilitar a mobilidade de todos. Para esse fim, a Toyota irá oferecer produtos de mobilidade pessoal e de grupo concebidos para permitir facilidade de movimento para todos.

Em Paris 2024, a Toyota irá disponibilizar cerca de 250 veículos pessoais elétricos a bateria – C+walkS sentados e C+walkT em pé. Ambos com velocidade máxima de 6 km/h, dotados de sistemas de detecção de obstáculos frontais para garantir a segurança dos condutores e de quem está próximo. A versão sentada estará disponível para atletas, organizadores e voluntários, enquanto a versão em pé será distribuída aos funcionários e voluntários para facilitar sua movimentação nas instalações de Paris 2024.

Para pessoas de cadeiras de rodas, a Toyota irá também fornecer acopladores elétricos (e-pullers) para cadeiras de rodas. Cinquenta dos e-pullers estarão disponíveis durante Paris 2024 na aldeia olímpica para atletas. Outros 150 serão disponibilizados durante a cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos para garantir que os atletas em cadeiras de rodas tenham fácil acesso para participar no evento único.

Para garantir acesso igual e fácil a essas soluções de micromobilidade pessoal na aldeia Paralímpica, a Toyota irá oferecê-las como um serviço de mobilidade partilhada alimentado pelo aplicativo móvel KINTO Share. A partilha desses produtos irá maximizar o seu uso pelos atletas paralímpicos e pela equipa, além de manter as operações mais eficientes.

Além de soluções de micromobilidade pessoal, a Toyota irá disponibilizar cerca de 250 Accessible People Movers (APM) elétricos com zero emissões. Com base no sucesso do veículo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o novo APM foi redesenhado e construído na Europa com o espírito de inclusão em mente.

Os APM da Toyota são projetados para apoiar todos os atletas, bem como organizadores, voluntários e espectadores com motricidade reduzida, incluindo pessoas de cadeiras de rodas. OS APM vão assumir funções de transporte principal na aldeia Olímpica e Paralímpica e nas instalações; alguns irão transportar paralelamente pequenas mercadorias durante os Jogos e alguns deles serão designados como veículos de ajuda de emergência. Os APM vão circular principalmente dentro das zonas de segurança Paris 2024, tornando realidade a visão de “Mobilidade para Todos” da Toyota.

A Toyota também irá fornecer 150 veículos elétricos a bateria acessíveis a cadeiras de rodas Toyota Proace Verso para apoiar a mobilidade dos membros da família olímpica e paralímpica em cadeiras de rodas. Após Paris 2024, todos os veículos vão permanecer na região de Paris, onde serão utilizados para fornecer serviços especializados de transporte pessoal a pessoas em cadeiras de rodas.

No geral, a Toyota planeia fornecer 700 produtos pessoais de mobilidade de última milha, como C+walkS, C+walkT, e-pullers para cadeiras de rodas, 250 APM, bem como 150 Toyota Proace acessíveis para cadeiras de rodas, entre outras soluções de mobilidade. Desta forma, a Toyota irá garantir que atletas, voluntários e organizadores possam ter acesso à frota de mobilidade mais inclusiva e sustentável de sempre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Uma frota mais sustentável
A sustentabilidade é uma parte significativa do compromisso da Toyota em construir um mundo melhor, sublinhado pelo seu Desafio Ambiental 2050, data em que a empresa pretende alcançar a neutralidade carbónica a nível global – e na Europa até 2040. É por isso que a estratégia multi-tecnológica da Toyota, combinando diferentes veículos eletrificados, está no centro da frota Toyota a ser disponibilizada à família Olímpica e Paralímpica em Paris 2024. A Toyota trará para Paris uma frota de veículos de passageiros 100% eletrificados, em linha com o seu compromisso de redução das emissões de carbono.

No geral, a Toyota irá fornecer mais de 2.650 veículos de passageiros eletrificados para serem usados durante Paris 2024, dos quais 150 são acessíveis para pessoas com cadeiras de rodas. Cerca de 60% da frota terá zero emissões, incluindo veículos elétricos a bateria (BEV) Toyota bZ4X, Proace e Proace Verso e Lexus RZ, e veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV) Toyota Mirai.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a Toyota irá fornecer 500 de seus Mirai FCEV movidos a hidrogénio para permitir mobilidade zero emissões para a família olímpica e paralímpica, atletas, organizadores e voluntários. Após os jogos, todos os 500 veículos irão juntar-se à frota existente de táxis a hidrogénio da cidade de Paris, aumentando assim o número de veículos FCEV para 1.500.

Além dos veículos com zero emissões, a Toyota também irá fornecer cerca de 1.000 veículos híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) – o campeão de vendas RAV4 nas versões PHEV e HEV, bem como a carrinha Toyota Corolla Touring Sports, Yaris Cross e Highlander, eletrificados com a tecnologia híbrida.

Além disso, a frota oficial será complementada por veículos adicionais conectados através do serviço de partilha de automóveis KINTO. A partilha de carros dará à família olímpica e paralímpica ainda mais flexibilidade para se locomover.

No geral, a Toyota pretende reduzir as emissões de carbono dos veículos nos Jogos Paris 2024 em 50% em comparação com as dos Jogos anteriores. Além disso, quase 60% de toda a frota da Toyota será produzida na Europa, incluindo 37% em França, contribuindo para a visão de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos sustentáveis e de origem local.

Construindo um legado de mobilidade sustentável a hidrogénio
A Toyota acredita que o hidrogénio é um pilar fundamental para a criação de uma sociedade de baixo carbono e mais sustentável. É por isso que a marca o colocou no centro do seu conceito de mobilidade para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Durante Paris 2024, a Toyota irá apresentar a sua visão de construção de um ecossistema de hidrogénio sustentável através de uma demonstração de soluções de hidrogénio que ampliam ainda mais os limites da mobilidade movida a hidrogénio.

Além dos 500 Toyota Mirai FCEV, a Toyota também irá disponibilizar aplicações específicas que vão além da oferta automóvel tradicional. No geral, a Toyota e os seus parceiros estão a planear apresentar até 10 aplicações diferentes de mobilidade a hidrogénio, principalmente a pilha de combustível – um aumento significativo em relação a Tóquio 2020 e Pequim 2022. As aplicações vão desde autocarros e camiões a barcos e empilhadores – todos demonstrando o potencial da sociedade movida a hidrogénio. Estas aplicações são o resultado da integração da tecnologia de pilha de combustível da Toyota com parceiros, com o objetivo de resolver os desafios de mobilidade mais prementes da atualidade.

Entre as aplicações de hidrogénio que estarão em exposição em Paris 2024 estão dois autocarros urbanos FCEV, convertidos especificamente para esta ocasião. Os autocarros foram projetados pensando na acessibilidade e no espírito de equipa e poderão transportar uma equipa inteira de atletas de cadeiras de rodas num único autocarro.

Do lado logístico, a Toyota irá apresentar os benefícios dos camiões FCEV movidos a hidrogénio, desenvolvidos em conjunto com os seus parceiros. Além disso, as empilhadeiras FCEV, projetadas pela Toyota Material Handling, vão demonstrar ainda mais como as operações logísticas movidas a hidrogénio podem apoiar a economia do hidrogénio. A tecnologia de pilha de combustível da Toyota estará presente em barcos movidos a FCEV, autocarros, o protótipo da Hilux com pilha de combustível a hidrogénio e outras soluções para apoiar as operações nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Construir uma mobilidade sustentável movida a hidrogénio requer um ecossistema robusto que apoie soluções empresariais baseadas em hidrogénio. A Toyota espera que, ao demonstrar a viabilidade das soluções de mobilidade a hidrogénio em Paris 2024, incentive uma implementação mais ampla da infraestrutura de hidrogénio.

Colocando as pessoas no centro, com os Atletas da Equipa Global Toyota
A parceria da Toyota com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos é resultado do compromisso da Toyota em construir um amanhã melhor. O desporto e a forma como os atletas enfrentam e superam desafios para alcançar os seus objetivos é uma inspiração e mostra o caminho para uma sociedade mais inclusiva e sustentável. É por isso que a Toyota é orgulhosamente parceira de cerca de 240 atletas de 43 países (entre eles Portugal) no seu caminho para se qualificar e competir em Paris 2024, todos treinando sob a égide dos Atletas da Equipa Global Toyota. Esses atletas olímpicos e paralímpicos incorporam o valor central da Toyota de melhoria contínua e o desejo de superar desafios.

O compromisso da Toyota em construir uma sociedade melhor vai ainda mais longe. A empresa dedica-se a tornar um sociedade que se pode mover livremente e garantir que todos tenham a mesma oportunidade para dar o melhor de si. Em 2018, a Toyota lançou uma campanha corporativa global “Start Your Impossible”, que reflete o espírito olímpico e paraolímpico de incentivo, desafio e progresso. A iniciativa assenta em três pilares – Sociedade Sempre Melhor, Toyota Sempre Melhor e Mobilidade Sempre Melhor para Todos – que englobam o compromisso da Toyota com um mundo em constante evolução. A campanha continua com Paris 2024.

Além disso, na preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Toyota Motor Europe, sob o lema “Start your Impossible”, lançou uma campanha de ativação europeia. Mais de 100.000 colaboradores da Toyota de toda a Europa podem assumir desafios não relacionados com os negócios, como desporto, voluntariado ou atividades de mudança de mentalidade, para contribuir para uma sociedade cada vez melhor e, portanto, para uma Toyota cada vez melhor. E ao serem activos nas suas vidas e nas suas comunidades, podem ser um dos 4.000 funcionários que terão a oportunidade de participar e apoiar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

As cidades de todo o mundo ainda enfrentam desafios em torno da mobilidade, tendo de resolver questões que vão desde o congestionamento do tráfego à poluição atmosférica, acidentes de trânsito e acesso para pessoas com deficiência. Começando em Tóquio 2020 e passando por Pequim 2022, e continuando agora em Paris 2024, a Toyota espera ajudar as cidades a enfrentar estes desafios em todo o mundo e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade de mobilidade sustentável.

A Toyota divulgará mais dos seus planos e contribuições, incluindo aqueles relacionados com novos produtos e soluções de mobilidade, avançando até Paris 2024.

“Trabalhar com a Toyota como parceira global de mobilidade dos Jogos Paris 2024 permite-nos agir em prol de uma mobilidade mais acessível e inclusiva. E mais responsável também, pois nos concentramos no nosso objetivo de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa para os Jogos Paris 2024, em comparação com as edições anteriores. Para tal, a abordagem inovadora da Toyota às novas tecnologias é essencial. Faltando menos de um ano para vivenciarmos os Jogos de uma nova era, o nosso trabalho com a Toyota está a tornar-se mais concreto a cada dia e estamos muito felizes com isso”, refere, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024