Toyota Gazoo Racing Iberian Cup com novidades relevantes para 2024

31/12/2023

No seguimento do êxito alcançado na época de 2023, foi agora apresentada a nova temporada da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, competição que introduz novidades para 2024.

A competição organizada em conjunto pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e MSI conta de novo com quatro provas no nosso país e outras tantas do lado de lá da fronteira. A temporada arranca já nos dias 23 e 24 de fevereiro com o Rally Serras de Fafe, prova que se assumirá, novamente, como uma das mais importantes do calendário de 2024, não só pela exigência das suas classificativas de terra, mas também pela sempre incrível moldura humana.

Já a primeira prova em Espanha está marcada para os dias 6 e 7 de abril, fim de semana em que se realizará o Rally Internacional Sierra Modena, um rali de asfalto que faz a sua estreia no calendário da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup. Seguir-se-ão duas provas consecutivas em Portugal, o Rally Terras D’Aboboreira (terra), nos dias 26 e 27 de abril, e o Rally de Lisboa (asfalto), agendado para os dias 6, 7 e 8 de junho.

Concluída a primeira metade da época, a agenda prevê a realização de três ralis consecutivos em Espanha, os dois primeiros em estreia e o terceiro a representar um regresso ao calendário depois de ausência em 2023: o Rally Rias Baixas (asfalto – 5/6 de julho); o Rally Villa de Llanes (asfalto – 20/21 de setembro); Rally RACC Catalunha-Costa Dourada (terra – 19/20 de outubro).

A temporada de 2024 terminará em Portugal com a última novidade do calendário, o Rally de Murça, marcado para os dias 17 e 18 de novembro. Esta prova terá um interesse particular ao contar com coeficiente 1,5, o que significa que tanto os pontos atribuídos no final do rali como os creditados aos vencedores das classificativas têm um valor especial, algo que pode deixar aberta a classificação geral do troféu até aos últimos momentos da competição.

Para além das novidades no calendário, juntam-se ainda prémios melhores a serem atribuídos no final da época. A grande novidade é que o vencedor da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup terá a possibilidade de disputar um rali em 2025 ao volante do novo Toyota GR Yaris Rally2 com que a Toyota competirá oficialmente em 2024. Esta novidade junta-se aos 27.500 euros atribuídos em cada rali e aos 64.000 euros repartidos pelos três primeiros classificados da geral no final do ano.

Além disso, serão igualmente premiados o melhor piloto Junior (menos de 24 anos), o primeiro piloto Senior (mais de 54 anos), a melhor piloto feminina e o melhor navegador (este último prémio, outra novidade integrada na competição para 2024), os quais receberão um cheque de 3.000 euros, prémio que é acumulável com as quantias acima referidas.

Os pilotos irão também poder contar com uma ajuda adicional de 1.500 euros caso disputem as oito provas previstas no calendário, bem como não pagar inscrição para 2024 caso tenham competido nas duas temporadas anteriores. E, pela primeira vez, as provas em Espanha do troféu monomarca organizado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e MSI acompanham o Super-Campeonato de Espanha de Rallys.