Toyota lança Fábrica de Hidrogénio da Europa

11/12/2023

01/09/23 New hydrogen-powered Toyota Hilux at the company’s Burnaston factory, Derbyshire. All Rights Reserved: RKP Photography [Formerly F Stop Press Ltd]. +44 (0)7765 242650 www.rkpphotography.co.uk
A tecnologia de pilha de combustível da Toyota da próxima geração surgirá em 2026, sendo lançada uma Fábrica de Hidrogénio da Europa.

 

A Toyota Motor Europe (TME) planeia estabelecer uma operação comercial regional denominada Fábrica de Hidrogénio da Europa. O seu propósito é assegurar uma abordagem coordenada na comercialização de tecnologia e sistemas de hidrogénio, abrangendo desde o desenvolvimento e produção até às vendas e assistência pós-venda.

A Fábrica de Hidrogénio terá a responsabilidade de produzir sistemas de pilha de combustível, e apoiar parcerias comerciais. Isto alinha-se com a estratégia da empresa de alcançar a neutralidade carbónica na Europa até 2040, uma década antes da meta global estabelecida pela Toyota.

A TOYOTA ANTECIPA QUE O MERCADO EUROPEU SE TORNE UM DOS MAIORES A NÍVEL MUNDIAL EM PILHA DE COMBUSTÍVEL DE HIDROGÉNIO ATÉ 2030, IMPULSIONADO POR DIVERSAS APLICAÇÕES DE MOBILIDADE E GERAÇÃO DE ENERGIA.

A marca destaca o facto de o aumento de investimentos e as medidas regulamentares estarem a estimular o crescimento do mercado, incluindo iniciativas como os 45 mil milhões de euros do Pacto Ecológico da Comissão Europeia até 2027 e os 284 milhões de euros do fundo de infraestruturas de transportes da UE destinados à instalação de estações de abastecimento de hidrogénio, equivalendo a cerca de um terço do seu orçamento.

Com os planos “para construir estações de abastecimento de hidrogénio em intervalos mínimos de 200 km ao longo da TEN-T (Rede Transeuropeia de Transportes) nesta região, a Europa posiciona-se no epicentro da tecnologia do hidrogénio”, realça.

A Diretiva de Energias Renováveis (REDIII) estabelece que 42% do hidrogénio utilizado pela indústria na Europa provenha de fontes sustentáveis até 2030.

Com base na sua experiência, a Toyota está a desenvolver a futura geração de tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio. Com lançamento previsto para 2026, espera-se que proporcione uma superior densidade energética, um crescimento da autonomia em 20%, enquanto avanços técnicos e o aumento dos volumes de produção deverão contribuir para a redução dos custos em mais de um terço.

Outras análises incidem sobre o potencial de redimensionamento dos módulos de pilha de combustível com diferentes potências e designs de depósitos de combustível com formatos complexos, compatíveis com veículos de diferentes tamanhos, afirma o construtor.