A Toyota anunciou planos de lançar baterias de estado sólido no mercado entre 2027 e 2028, visando aumentar a autonomia dos veículos elétricos.
Essa iniciativa faz parte de uma estratégia futura de descarbonização, divulgada pela empresa, juntamente com outras medidas, como o compromisso contínuo com o desenvolvimento de veículos movidos a baterias de hidrogénio.
A Toyota Motor está a desenvolver a sua própria tecnologia para baterias de estado sólido, que atualmente está na fase de protótipo.
Quando alcançar a produção em larga escala, conforme planeado, essas baterias substituirão as atuais baterias de iões de lítio utilizadas nos modelos atuais.Durante a apresentação da estratégia, a empresa afirmou ter melhorado a capacidade das baterias existentes, solucionado problemas de durabilidade dos protótipos mais recentes e alcançado um nível adequado de aplicabilidade.
Inicialmente, a Toyota tinha programado começar a utilizar as novas baterias de estado sólido nos veículos híbridos durante a metade desta década. No entanto, essa política foi revista com base no progresso do desenvolvimento tecnológico.
O fabricante referiu ainda que prevê reduzir os custos de produção de veículos elétricos e introduzir melhorias na condução autónoma e design aerodinâmico para a sua nova linha de veículos, que será lançada a partir de 2026.
De acordo com a estratégia divulgada pela empresa, a Toyota Motor pretende vender cerca de 1,7 milhão de veículos elétricos até 2026 e aumentar esse número para 3,5 milhões até 2030.