Três filmes para a noite de Natal

23/12/2023

Está cansado de ver Sozinho em Casa na televisão na noite de Natal, e deseja povoar a consoada com outros sons, outras imagens e narrativas? Observe então connosco as sugestões que lhe trazemos: poderá sempre justificá-las com a carga histórica que carregam e quiçá, até, dizer à família que são documentários inspiradores.

Aconselhamos a que o sistema de som da sua sala esteja em perfeitas condições: é essencial para escutar toda a banda sonora que estas películas nos oferecem.

Grand Prix, de 1966

Sabe-se que um filme é bom quando estabelece o padrão para tudo o que veio a seguir, e Grand Prix, de 1966, foi exactamente um desses filmes. Passado no universo da Fórmula 1, apresenta algumas das mais excepcionais imagens de corridas alguma vez filmadas, e o argumento demonstra uma profunda compreensão da natureza do desporto. Estabelece um padrão elevado e continua a manter-se, mesmo décadas depois, como uma referência inabalável nas obras cinematográficas sobre este universo.

Rush, de 2013

A batalha do Campeonato do Mundo de 1976 entre James Hunt e Niki Lauda continua a ser um dos duelos mais emblemáticos da história da F1, e Rush fez um trabalho convincente ao captar a morte, o drama, o desespero e a alegria dessa tensa batalha. Repleto de cenas de corrida tensas e grandes interpretações de alguns dos melhores intérpretes de Hollywood, Rush ajudou a estabelecer um padrão moderno para o que os filmes sobre desportos motorizados se poderiam tornar.

Ford v. Ferrari, de 2019 (também conhecido como Le Mans 66)

No final da década de 1960, a Ferrari reinava há muito tempo nas 24 Horas de Le Mans, mas estava prestes a ser desafiada pelo poder da Ford Motor Company. Embora existam muitos ângulos fascinantes nessa saga, Ford v Ferrari centra-se principalmente em Ken Miles, que se tornou piloto da equipa de corrida de Carroll Shelby. É uma história poderosa acompanhada por por um leque de imagens e sequências fascinantes.

Escolha bónus: Cars, de 2006

E por falar em automóveis, por que não uma escolha para os mais pequenos? Não apenas para as crianças da família, mas também para aquela que habita em nós. O franchise liderado por Faísca McQueen tinha absolutamente de fazer parte desta lista. Mais uma vez, este é um filme de animação que não descreve uma prova de competição específica, mas há que dizer como esta obra tem sido inspiradora para uma geração de crianças que podem não ter crescido com os desportos motorizados.