De acordo com a Bolt, perto de 40% das viagens que se fazem nas suas trotinetes têm ligação com o transporte público. O resultado inclui vários países, como Espanha, Alemanha, Dinamarca e Suécia, incluindo também Portugal.
Frederico Venâncio, responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal, revela que “no nosso país, registámos 39% das viagens a começar ou acabar perto de uma estação de autocarro ou comboio, demonstrando como a micromobilidade pode e deve ser integrada nas infraestruturas de mobilidade das cidades. Temos como exemplo a nossa estação de carregamento em Setúbal que, implementada na Interface de Transportes da cidade, contabilizou nos seus primeiros quatro meses de atividade 25 mil viagens”.
Poupança de emissões
“Esta opção por parte dos utilizadores conduziu a uma poupança equivalente a 2,4 milhões kg em emissões CO2, sendo que, apenas em Portugal, superaram-se os 145 mil kg destas emissões poluentes”, diz a Bolt.
Frederico Venâncio constata que “os resultados em termos de poupança de emissões fornecem provas mais claras dos benefícios que a micromobilidade pode ter para as cidades e para quem nelas habita, substituindo as viagens de automóvel e reduzindo assim as emissões de transporte rodoviário. Isto significa uma melhor qualidade do ar para todos, bem como mais espaço nas estradas para meios de transporte mais sustentáveis. A investigação demonstra também como a combinação das trotinetes com o transporte público pode ajudar na redução do congestionamento e tráfego associados às viagens com recurso a carros”.A COMBINAÇÃO DAS TROTINETES COM O TRANSPORTE PÚBLICO PODE AJUDAR NA REDUÇÃO DO TRÁFEGO
A informação foi recolhida junto dos utilizadores através de um inquérito, conduzido entre outubro a dezembro de 2022, no fim da sua viagem de trotinete, onde eram questionados se usam as trotinetes para fazer ligações com os meios de transporte público.
Os cálculos para a poupança em emissões de CO2 foram feitos para o ano completo de 2022. No total, foram 7 mil os participantes neste estudo, espalhados por 17 países europeus onde a Bolt opera.