A Uber desafiou as autoridades californianas o que possivelmente resultará numa batalha legal. As entidades reguladoras exigem que a empresa tenha uma autorização oficial para a circulação dos seus veículos autónomos e o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia chegou a emitir uma ordem para cessar a operação a que a Uber deu início esta semana.

O vice-presidente da Uber, Anthony Levandowski, já disse que as viaturas autónomas vão manter-se na estrada e que não concorda com a interpretação legal de regulação de veículos autónomos feita por parte do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia. Levandowski recordou que, apesar de serem autónomos, estes carros não andam na estrada sem condutor logo, estão dentro da lei.

Empresas como a Tesla, a Google e a Ford submeteram candidatura à obtenção desta autorização formal para poderem testar os seus veículos autónomos. A Uber, que já faz circular estes carros há um mês, não pediu a autorização. Este documento legal obriga as empresas a reportarem os acidentes em que estes carros se envolvam. A resistência por parte da Uber está a levantar questões sobre se este não será o motivo pelo qual o pedido não foi feito.

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia já fez saber que, ou a Uber cancela imediatamente as operações com os veículos autónomos e pede a devida autorização para circulação, ou tomará medidas que passam pela acção legal.

 

Imagem: Uber