/Vai a leilão o carro que coloca em causa 150 anos de evolução automóvel

Vai a leilão o carro que coloca em causa 150 anos de evolução automóvel

Esqueça tudo o que está habituado a ver nos catálogos de qualquer marca. Qualquer semelhança entre este Consumer Car e um automóvel convencional é mera coincidência.

No portefólio criativo de Joey Ruiter são várias as experiências com base em automóveis e transportes em geral. Na última década, o artista plástico testou as suas ideias futuristas em versões minimalistas de todo o tipo de veículos, desde limpa-neves, bicicletas ou buggies. O mais mediático é, sem dúvida, o Consumer Car, feito para desafias todos os paradigmas da indústria automóvel nos últimos 150 anos. Tem quatro rodas, capacidade para transportar pessoas e bagagens, e as semelhanças com um automóvel convencional terminam por aqui.

De acordo com o mentor do projeto, o modelo tem o objetivo de quebrar convenções, questionar certezas e romper os cânones do design automóvel tradicional. A começar… pelo princípio: enquanto muitos profissionais começam a desenhar o automóvel pelas rodas, Ruiter ignorou totalmente esse elemento, optando mesmo por escondê-las debaixo do chassis.

Na carroçaria em negro mate, sem um adorno, um conjunto de espelhos a toda a largura do veículo faz refletir a paisagem à passagem, como se o carro tivesse a capacidade de adaptar a decoração ao ambiente. A dianteira inclina-se para a frente para aceder ao motor de 1,3 litros de origem Mazda que equipava o Ford Festiva de 1993 que lhe serve de base, a debitar 63 CV de potência e 100 Nm de binário máximo. O suficiente. Construído num material vegetal de alta resistência, o Consumer pesa só 566 kg. Na lista de equipamentos de conforto e segurança, nada a declarar…

Também por isso, o vendedor sublinha que o modelo não poderá ser homologado para circular em estrada em todos os mercados do mundo. O leilão está a decorrer no site da ‘Cars & Bids’, até ao próximo dia 19, com a oferta mais recente a rondar os 7.000 dólares, cerca de 5.800 euros.

https://www.youtube.com/watch?v=cm-0uz4iWwM