Este Daimler Twin-Cylinder 4 HP Tonneau de 1897 foi a segunda unidade manufaturada nas instalações da Daimler em Coventry, no Reino Unido, pertenceu ao Coronel Arthur Mulliner e é, atualmente, o mais antigo veículo da marca à face da Terra.

A Bonhams promove em Londres, no próximo dia 4 de novembro, o leilão “The Golden Age Of Motoring”, que, como o próprio nome indica, levará a hasta vários ícones da era dourada da indústria automóvel. Entre as valiosas relíquias para venda encontra-se o Daimler mais antigo em circulação no mundo, um Twin-Cylinder 4 HP Tonneau de 1897, que teve honras de apresentação ao então Príncipe de Gales, mais tarde coroado Rei Eduardo VIII de Inglaterra.

O primeiro proprietário desta unidade foi outra individualidade famosa, o Coronel Arthur Mulliner, da família de carroçadores, primo de Henry, famoso preparador de automóveis de Rolls-Royce e Bentley.

Também o Daimler a leilão tem uma carroçaria Mulliner Tonneau feita à medida, que se acredita ter sido acrescentada após o modelo regressar de uma atualização na fábrica, em meados de 1900, e na qual foi alvo de intervenções na direção e suspensão dianteira.

Adquirido pelo pai do atual proprietário em 1952, ano em que foi encomendado o seu meticuloso restauro para se apresentar em condições ideais na corrida anual de Brighton. Durante as últimas décadas, o 4 HP Tonneau é participante assíduo em exposições, desfiles e eventos de clássicos altamente exclusivos.

Estima-se agora que possa atingir em leilão um valor em torno das 275 mil libras, mais de 300 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.