Gostos não se discutem, mas não parece haver duas formas de olhar para este Glöckler-Porsche 356 Carrera 1500 Coupé de 1954, muito provavelmente a mais bizarra versão na história do icónico desportivo da Porsche.
Trata-se de um exemplar único construído por Walter Glöckler, piloto amador com algum talento nas duas e nas quatro rodas, proprietário de um concessionário em Frankfurt, na Alemanha, com uma garagem que se dedicava a preparação de modelos para várias categorias da competição utilizando componentes da Volkswagen e da Porsche. Este coupé com base no 356 destina-se a participar na edição de 54 da reputada Mille Miglia, prova que nunca disputou por problemas técnicos que atrasaram a sua preparação.
Ainda assim, o batismo de corrida aconteceu no Liège-Roma-Liège, já com o primo Helm Glöckler aos comandos, mais uma vez sem deslumbrar…
Muito mais do que os méritos desportivos, este 356 especial marcava pela diferença na estética, com a invulgar secção vidrada separada na parte superior, aberta até ao tejadilho, num “truque” que facilitaria o acesso ao interior do carro.
Visto de trás, o cockpit também surge dividido em secções, enquanto na dianteira sobressaem o farol extra ao centro do para-choques e mais duas luzes retangulares.O motor é um quatro cilindros boxer Type 547, “emprestado do 550 Spyder (diz-se que fornecido pelo próprio engenheiro da marca Ernst Fuhrmann).
Só com uma corrida no currículo e sem primar pela aparência, o Glöckler-Porsche 356 vai a leilão no próximo grande evento da RM Sotheby’s em Monterey, Califórnia, nos próximos dias 13 e 14 de agosto.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.