Será que é vantajoso, para uma empresa, comprar um veículo elétrico? Para responder a esta questão, a AvaliarCarro sublinha a importância de consultar o Total Cost of Ownership (TCO), que analisa os custos reais de utilização de uma viatura. Um método que permite a uma empresa que pretenda comprar uma viatura, calcular previamente o impacto financeiro que esse veículo irá causar, durante o período em que for proprietário.
“Os cálculos foram feitos para um período de quatro anos e 100 mil km. Utilizámos cinco versões do mesmo modelo para os cálculos: Volkswagen Golf 1.4 TSI 245 GTE+ 5p 7DSG – Hybrid: Gasolina/Plug In;
Volkswagen Golf 1.5 eTSI 150 R-Line 5p DSG – Mild Hybrid: Petrol/Electric; Volkswagen Golf 2.0 TDI 150 R-Line 5p DSG – Diesel; Volkswagen ID.3 150 55KWh Style (Pure Performance) – Electric; Volkswagen ID.3 204 62KWh Tech – Electric”, explica a AvaliarCarro.
O TCO tem em conta todos os fatores com impacto financeiro como o preço de aquisição em novo, a depreciação sofrida pelos automóveis ao longo do tempo, as obrigações e os incentivos fiscais, bem como a evolução do PIB e a taxa de inflação expectável.
Incluímos também os custos previstos de manutenção, pneus e combustível. Nos veículos híbridos considerámos: 1/3 dos quilómetros a eletricidade e 2/3 a combustão, para o cálculo das despesas em combustível.
Para empresas, existem opções de fiscalidade diferentes das que vigoram para particulares, pelo que se teve em conta fatores como: possibilidade de deduzir o IVA do combustível (50% do IVA do gasóleo e 100% do IVA da eletricidade); possibilidade de deduzir o IVA da compra da viatura (inexistente para os modelos Diesel e híbrido petrol/electric não plug-in); benefícios fiscais em sede de IRC, pela redução conseguida na matéria coletável ao usar as viaturas no desenvolvimento da atividade– tributação autónoma (os veículos elétricos estão isentos).
“Considerando todas estas variantes, os dois modelos menos rentáveis são o Golf 1.5 eTSI 150 R-Line 5p DSG (Mild Hybrid: Petrol/Electric) e o Golf 2.0 TDI 150 R-Line 5p DSG (Diesel), ambos com um custo por 100 km acima de 63 euros”, explica. “Os modelos mais rentáveis para empresas são claramente os elétricos: Vw ID.3 150 55KWh Style (Pure Performance) e Vw ID.3 204 62KWh Tech, com custos por 100 km entre os 21 e 22 euros”, acrescenta.
“Feitas as contas, e tendo em conta todos os inventivos fiscais existentes para empresas, os elétricos compensam! Se planeia renovar a frota e vender os antigos automóveis com motor a combustão, saiba que estes veículos têm menor procura atualmente e tendem a desvalorizar. Se quiser saber qual o valor atual dos seus veículos com motor a combustão em www.avaliarcarro.com”.