Vale a pena uma empresa comprar um veículo elétrico?

08/07/2021

Comparámos os custos de cinco automóveis, para empresas, analisando-os por Total Cost of Ownership (TCO), utilizando simuladores Fleetdata.

Será que é vantajoso, para uma empresa, comprar um veículo elétrico? Para responder a esta questão, a AvaliarCarro sublinha a importância de consultar o Total Cost of Ownership (TCO), que analisa os custos reais de utilização de uma viatura. Um método que permite a uma empresa que pretenda comprar uma viatura, calcular previamente o impacto financeiro que esse veículo irá causar, durante o período em que for proprietário.

“Os cálculos foram feitos para um período de quatro anos e 100 mil km. Utilizámos cinco versões do mesmo modelo para os cálculos: Volkswagen Golf 1.4 TSI 245 GTE+ 5p 7DSG – Hybrid: Gasolina/Plug In;
Volkswagen Golf 1.5 eTSI 150 R-Line 5p DSG – Mild Hybrid: Petrol/Electric; Volkswagen Golf 2.0 TDI 150 R-Line 5p DSG – Diesel; Volkswagen ID.3 150 55KWh Style (Pure Performance) – Electric; Volkswagen ID.3 204 62KWh Tech – Electric”, explica a AvaliarCarro.

O TCO tem em conta todos os fatores com impacto financeiro como o preço de aquisição em novo, a depreciação sofrida pelos automóveis ao longo do tempo, as obrigações e os incentivos fiscais, bem como a evolução do PIB e a taxa de inflação expectável.

Incluímos também os custos previstos de manutenção, pneus e combustível. Nos veículos híbridos considerámos: 1/3 dos quilómetros a eletricidade e 2/3 a combustão, para o cálculo das despesas em combustível.

Para empresas, existem opções de fiscalidade diferentes das que vigoram para particulares, pelo que se teve em conta fatores como: possibilidade de deduzir o IVA do combustível (50% do IVA do gasóleo e 100% do IVA da eletricidade); possibilidade de deduzir o IVA da compra da viatura (inexistente para os modelos Diesel e híbrido petrol/electric não plug-in); benefícios fiscais em sede de IRC, pela redução conseguida na matéria coletável ao usar as viaturas no desenvolvimento da atividade
– tributação autónoma (os veículos elétricos estão isentos).

“Considerando todas estas variantes, os dois modelos menos rentáveis são o Golf 1.5 eTSI 150 R-Line 5p DSG (Mild Hybrid: Petrol/Electric) e o Golf 2.0 TDI 150 R-Line 5p DSG (Diesel), ambos com um custo por 100 km acima de 63 euros”, explica. “Os modelos mais rentáveis para empresas são claramente os elétricos: Vw ID.3 150 55KWh Style (Pure Performance) e Vw ID.3 204 62KWh Tech, com custos por 100 km entre os 21 e 22 euros”, acrescenta.

“Feitas as contas, e tendo em conta todos os inventivos fiscais existentes para empresas, os elétricos compensam! Se planeia renovar a frota e vender os antigos automóveis com motor a combustão, saiba que estes veículos têm menor procura atualmente e tendem a desvalorizar. Se quiser saber qual o valor atual dos seus veículos com motor a combustão em www.avaliarcarro.com”.