Vancouver apresenta o primeiro carro de bombeiros elétrico

18/12/2023

O carro de bombeiros elétricos é mais um passo dado pela cidade canadiana que pretende reduzir as emissões da frota e que está alinhado com as metas climáticas.

 

O primeiro camião de bombeiros movido a eletricidade do Canadá está a operar no histórico bairro de Strathcona, em Vancouver, Canadá, trazendo vários benefícios em relação aos carros tradicionais, incluindo operação mais silenciosa e melhor manobrabilidade, aprimorando a capacidade de resposta durante emergências.

A utilização de um veículo elétrico Rosenbrauer RTX está alinhada com as metas climáticas da cidade de Vancouver, que tem vindo a substituir a frota dos veículos de serviço da cidade de combustão interna para energias menos poluentes. Esta mudança, contribuirá para tornar a cidade mais resiliente às flutuações nos preços do petróleo e do gás.

“Este carro de bombeiros elétrico de última geração representa uma etapa importante no nosso esforço para reduzir as emissões de carbono da frota”, disse Ken Sim, presidente da autarquia de Vancouver. “Estamos extremamente orgulhosos de sermos os primeiros no Canadá a adquirir um carro de bombeiros elétrico.”

O camião Rosenbrauer RTX Pumper, construído na Áustria, oferece várias melhorias em relação aos camiões de bombeiros tradicionais, incluindo:
  • Agilidade: o design mais estreito e curto permite maior manobrabilidade, aprimorando a capacidade de resposta durante emergências;
  • Redução de ruído: o motor elétrico minimiza o ruído operacional, facilitando o trabalho das equipas, melhorando a comunicação, reduzindo o stresse e beneficiando os moradores próximos;
  • Versatilidade: o design da cabine aberta permite que o camião de bombeiros sirva como uma área de reabilitação ou centro de comando;
  • Acessibilidade: a suspensão ajustável facilita a entrada e saída, oferecendo alturas mais baixas da cabine e melhor acesso ao equipamento pesado;
  • Benefícios à saúde: o motor elétrico reduz significativamente a exposição dos bombeiros a carcinógenos e poluentes provenientes do gasóleo.

Karen Fry, chefe dos bombeiros e responsável dos Serviços de Resgate de Incêndios de Vancouver, disse: “Este é um equipamento altamente sofisticado que aprimorará a nossa capacidade de proteger pessoas e propriedades, e substancialmente melhorará a saúde e segurança dos bombeiros.”

A cidade de Vancouver comprometeu-se a reduzir as emissões da frota em 60% abaixo dos níveis de 2007 até 2030. Atualmente, 10% dos veículos da frota da cidade são elétricos, e essa percentagem continuará a aumentar à medida que os veículos a gasóleo e gasolina mais antigos forem substituídos.