Veículo elétrico para os Jogos Olímpicos será feito pela Toyota em Ovar

11/01/2024

O Accessible People Mover (APM) da Toyota será produzido em Portugal no primeiro trimestre de 2024. É um veículo de mobilidade elétrica inclusiva para os Jogos olímpicos e Paralimpicos Paris 2024.

 

Na sua qualidade de parceira de mobilidade do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paraolímpico Internacional (IPC), a Toyota irá fornecer vários produtos de mobilidade inclusiva para transportar pessoas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024.

A parte interessante é que um desses veículos elétricos a bateria, o Accessible People Movers (APM), vai ser produzido em Portugal na fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar.

A PRODUÇÃO DE VEÍCULOS ESTÁ PREVISTA PARA SE INICIAR EM FEVEREIRO DE 2024.

O veículo foi projetado para oferecer serviços de “quilómetro final”. O APM elétrico é um veículo multifunções que permite transportar pessoas com necessidades especiais de acessibilidade. A produção em série dos veículos elétricos está prevista para se iniciar em fevereiro de 2024, no entanto, num evento realizado na Toyota Caetano Portugal em Ovar, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa e de vários membros do governo, foi mostrada a primeira unidade de pré-produção.

O APM terá uma velocidade máxima de 20 km/h e uma autonomia de 100 km.

ESTAS UNIDADES APM JUNTAM-SE AOS AUTOCARROS CAETANO BUS COM PILHA DE COMBUSTÍVEL A HIDROGÉNIO TAMBÉM PRODUZIDOS PELO GRUPO SALVADOR CAETANO EM PORTUGAL.

Durante os Jogos, a Toyota terá em circulação cerca de 250 exemplares APM, para apoiar o transporte de atletas, visitantes e funcionários em diversas instalações, incluindo locais onde são realizados eventos ou competições e outros locais oficiais, como a aldeia olímpica dos atletas.

Entre as utilizações que serão dadas aos APM incluem-se transporte de atletas, organizadores, voluntários e espectadores com deficiência ou com dificuldades de motricidade, incluindo utentes de cadeiras de rodas, deslocação de pequenos produtos durante os Jogos e assistência de emergência.

Relativamente a este veículo, o presidente da Toyota Caetano Portugal, José Ramos, salienta que este projeto tem um alcance muito maior do que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, adiantando que se trata de “um carro fabricado em Portugal com novas tecnologias com novos princípios e que vai permitir que tenhamos outros desejos, outros projetos”.

As 250 unidades a produzir surgem no âmbito de um projeto inserido no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que representa um investimento de 10 milhões de euros.