Veículo sem condutor viajou entre Portugal e Espanha

17/09/2022

Foi realizada com sucesso a primeira viagem em Portugal de condução autónoma em ambiente real.

O veículo sem condutor atravessou a Ponte Internacional Valença-Tui, marcando a conclusão do projeto europeu 5G-MOBIX, para sublinhar o papel da tecnologia na mobilidade autónoma conectada.

Durante esta demonstração pública, o shuttle autónomo deparou com vários obstáculos, que ultrapassou com êxito, ora passando o comando para o centro de controlo de tráfego, onde um técnico assumiu a condução remotamente, usando uns óculos de realidade virtual, ora recorrendo aos sistemas de apoio: “um pedestre que se encontrava num ângulo morto do veículo foi detetado por um sensor instalado na ponte, que passou a informação à rede e ao shuttle, evitando a colisão”, explicam os responsáveis pela iniciativa em comunicado.

“Hoje, assistimos a um momento determinante na preparação do futuro da Condução Autónoma. Tivemos oportunidade de participar em demonstrações em ambiente real e com obstáculos verdadeiros, algo nunca antes feito em Portugal. E tudo isto num corredor transfronteiriço, onde foi necessário ultrapassar vários desafios relacionados com a interligação das redes dos dois países.”, sublinhou Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS.

Toda a informação foi transmitida pela rede 5G da NOS, fazendo uso de tecnologia Nokia, em tempo real, assegurando a velocidade, baixa latência e a fiabilidade da comunicação, essenciais para garantir a segurança e sucesso da viagem.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.