Veículos elétricos chineses podem ter agravamento de taxas até 20%

18/09/2023

A Comissão Europeia admite a possibilidade de vir a aumentar as tarifas aduaneiras aplicadas aos veículos elétricos chineses entre 10% a 20%.

 

A investigação que a Comissão Europeia (CE) irá realizar sobre as subvenções estatais concedidas pela China à indústria de automóveis elétricos chineses pode resultar num aumento das tarifas aduaneiras aplicadas a esses veículos, conforme declarou o comissário europeu responsável pelo Mercado Interno, Thierry Breton (na foto), em entrevista à LCI, um canal de televisão francês, noticiado pela AFP.

Embora o comissário europeu tenha manifestado sua intenção de não fazer previsões quanto aos desfechos da investigação, Breton observou que, com base em experiências anteriores com investigações conduzidas pela Comissão, é comum ver um aumento nas tarifas aduaneiras entre os 10% e 20%.

Thierry Breton recorda a esse propósito que, atualmente, os veículos elétricos provenientes da China que entram na Europa estão sujeitos a tarifas aduaneiras de 10%, enquanto nos EUA esse valor está fixado nos 27,5%.

Na semana passada, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou o início de uma investigação sobre as subvenções concedidas à indústria de automóveis elétricos provenientes da China.

ESPECIALISTAS ESTIMAM QUE OS VEÍCULOS CHINESES TÊM UMA VANTAGEM DE CUSTO DE CERCA DE 20% EM COMPARAÇÃO COM OS FABRICADOS NA EUROPA.

Durante o discurso no debate sobre o Estado da União no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, destacou a importância da indústria de veículos elétricos para uma economia sustentável e o seu grande potencial na Europa. No entanto, deixou claro que o mercado global está inundado por veículos elétricos chineses mais acessíveis, cujos preços são mantidos artificialmente baixos por intermédio de generosas subvenções estatais.

Por essa razão, Von der Leyen anunciou a iniciativa de abrir uma investigação sobre as subvenções relacionadas com os automóveis elétricos vindos da China, visto que esses subsídios têm distorcido o mercado europeu.

Durante a investigação em curso, a Comissão analisará os subsídios diretos ou indiretos recebidos pelas fabricantes de automóveis. Breton esclareceu que a investigação abrangerá todos os veículos fabricados na China, independentemente da marca.