Veículos elétricos ou a combustão, estudo revela quais são os mais fiáveis

04/12/2023

Os veículos totalmente elétricos têm menos peças móveis no motor e na transmissão, o que garante menos desgaste, uma manutenção mais simples e vantagem teórica no plano da fiabilidade comparativamente aos motores de combustão, certo? Estudo americano aponta exatamente… em sentido contrário.

A Consumer Reports, publicação da associação de defesa do consumidor nos Estados Unidos da América, é famosa pelos seus índices de satisfação e qualidade dos automóveis e acaba de dar a conhecer os resultados do seu mais recente estudo de fiabilidade, com os tipos de motorizações com mais e menos problemas de 2023. Para isso foi compilar os dados sobre mais de 300 000 automóveis junto dos seus proprietários, que responderam sobre várias áreas diferentes, incluindo motor, transmissão e eletrónica. O estudo norte-americano só considera automóveis fabricados entre 2000 e 2023, e eventos ocorridos durante o último ano.

As dores de crescimento dos elétricos
De acordo com o último relatório da Consumer Reports, os veículos elétricos têm quase 80% mais problemas do que os automóveis movidos por motores de combustão interna, de acordo com o relatório mais recente da Consumer Reports, com base em dados recolhidos sobre mais de 330.000 veículos fabricados entre 2000 e 2023.
Segundo este estudo, os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) têm uma pontuação ainda pior, com uma média de quase 150% mais problemas, enquanto os híbridos não recarregáveis registam cerca de um quarto menos problemas do que os carros a gasolina ou Diesel.

“Esta história é realmente uma história de dores de crescimento”, explica Jake Fisher, diretor sénior da equipa de testes da Consumer Reports. “É uma história de apenas resolver os “bugs” e as dificuldades da nova tecnologia.”

Os proprietários de veículos elétricos relataram com mais frequência problemas com baterias e sistemas de carregamento, bem como falhas na forma como os painéis da carroçaria e as peças internas dos veículos estão montadas. A Consumer Reports observou que os fabricantes de veículos elétricos ainda estão a aprender a fabricar sistemas de energia completamente novos e sugeriu que, à medida que o fazem, a fiabilidade geral dos veículos elétricos deverá melhorar.

Ainda assim, a Consumer Reports observou que as preocupações persistentes sobre a fiabilidade irão provavelmente aumentar os problemas que fazem com que muitos compradores hesitem quando consideram uma mudança para a tecnologia, juntando-se às preocupações sobre custos mais elevados, escassez de estações de carregamento e longos tempos de carregamento.

Segundo os analistas, os PHEV podem ter mais problemas do que os carros convencionais e os veículos elétricos, porque combinam motores de combustão interna com propulsão elétrica, o que cria uma complexidade adicional. Mesmo assim, a publicação destaca o desempenho superior de cinco automóveis PHEV, com pontuação elevada ou acima da média: Toyota RAV4, Kia Sportage, BMW X5, Hyundai Tucson e Ford Escape.