O sistema utiliza sensores instalados dentro da roda e algoritmos baseados em cloud para comunicar com um centro de dados, o que servirá para facilitar, simplificar e tornar muito mais eficiente e seguro todo o trabalho de gestão de frotas.
Ao longo deste ano o modelo será desenvolvido para ficar também acessível ao cliente particular de equipamento e empresas na área da mobilidade.
“Tal como os modernos ‘smartwatches’ controlam questões vitais, como o ritmo cardíaco e os níveis de oxigénio, a solução inteligente Goodyear SightLine para pneus controla a saúde do pneu”, explicou Chris Helsel, vice-presidente sénior de operações globais e diretor de tecnologia na marca.
Ainda de acordo com aquele responsável, a tecnologia Goodyear SightLine não permite apenas ‘ler’ o pneu, informando em tempo real sobre o seu estado, mas também torna possível uma avaliação continuada das condições da estrada. Os testes já realizado demonstraram que a integração deste sistema na unidade de comando de um veículo pode contribuir para uma redução de até 30% nas distâncias da travagem.
A ideia é equipar todos os pneumáticos novos com esta solução a partir de 2027.
