Visa quer padronizar sistemas de pagamentos para carregar EV

07/02/2022

No âmbito do debate sobre pagamentos e sistemas interoperáveis para pontos de carregamento de veículos elétricos, a Visa está a apelar para que a indústria integre normas de pagamento interoperáveis que proporcionem aos consumidores uma maior comodidade e escolha.

A Visa apelou à padronização dos sistemas de pagamentos em pontos de carregamento de veículos elétricos em toda a Europa.

A empresa acredita que a indústria europeia de carregamento de EV deve comprometer-se a proporcionar aos consumidores a liberdade de pagar com o método escolhido – principalmente através da adoção de pagamentos de circuito aberto, integrados e interoperáveis.

Atualmente, não existe uma norma industrial generalizada para aceitação de pagamentos nos pontos de carregamento de EV. Isto leva a um sistema em que os consumidores, em toda a Europa, muitas vezes não têm escolha do método de pagamento e são forçados a uma única opção (por exemplo, a inscrever-se numa aplicação ou programa fornecido) ou mesmo a não poderem carregar o seu veículo porque não estão registados com o serviço de assinatura exigido. Apenas um pequeno número de países europeus, como a Alemanha, legislaram uma abordagem padronizada.

Consulta aos fabricantes de pontos de carga

De forma a ajudar a fazer progressos para os consumidores nesta questão, a Visa está a lançar uma consulta com os fabricantes de pontos de carregamento EV e outros líderes da indústria para identificar barreiras e soluções para a aceitação consensual de pagamentos interoperáveis contactless e digitais.

A Visa também anunciou que vai ser a primeira empresa das indústrias de serviços financeiros e de pagamentos a aderir à Charging Interface Initiative (CharIN) como membro de pleno direito.

A CharIN dedica-se a promover normas globais relacionadas com o carregamento, reunindo participantes de toda a cadeia de valor da mobilidade elétrica para desenvolver uma infraestrutura global, um protocolo seguro de cobrança e pagamento, e novas tecnologias para facilitar a transição para os EV e encorajar uma maior adoção, mais rapidamente. Através da sua adesão à CharIN, a Visa pretende utilizar o seu conhecimento em pagamentos para apoiar estes objetivos.

► “A adoção generalizada de veículos elétricos é fundamental para que a Europa cumpra os seus objetivos de emissões zero. Assegurar que as pessoas possam facilmente pagar para carregar os seus veículos é essencial se quisermos que estas adotem veículos elétricos. Neste momento, não é este o caso. Acreditamos que isto deve mudar para que os consumidores tenham a escolha que merecem. Queremos desempenhar o nosso papel na procura de soluções para este desafio, razão pela qual lançámos uma consulta ao setor sobre a forma como os pagamentos contactless e digitais podem ser aceites como padrão. Também estamos ansiosos por poder participar como membro da CharIN para fazer avançar o debate”. – Charlotte Hogg, CEO, Europa, Visa.

► “Uma vez que estamos a atingir um ponto de viragem para a adoção de veículos elétricos, a necessidade de uma norma global para ligar infraestruturas e proporcionar uma experiência sem falhas aos condutores de veículos elétricos tornou-se mais importante do que nunca. Embora a CharIN trabalhe há muitos anos com fabricantes de automóveis (OEMs), fabricantes de carregadores, fornecedores de software e componentes, fornecedores de energia, serviços públicos, e muitos outros intervenientes da cadeia de valor de carregamento de EV, reconhecemos que também a facilidade e consistência dos métodos de pagamento aplicáveis são fundamentais para que o cliente usufrua de uma experiência agradável. Deste modo, estamos entusiasmados por ter a Visa presente na nossa aliança, agora disposta a contribuir com o seu vasto conhecimento para garantir que a experiência de pagamento do cliente será fácil, rápida e segura” – Claas Bracklo, Presidente, CharIN e.V.